Joguei muito Destiny, mas a Bungie me afastou do game. Sua comunidade tóxica e a monetização abusiva – sem mencionar conteúdos jogados fora – me fizeram me distanciar da empresa e de Destiny 2. E agora a notícia é que a Bungie confirmou plágio em Marathon, novo game que seria um jogo de tiro de extração com um visual bem peculiar.
Marathon colocaria você e seus amigos contra um mundo devastado e com uma curiosa tecnologia. Seu visual salta aos olhos, cores fortes e texturas tecnológicas por todos os lados… Pena que parte desse maravilhoso visual foi roubado da artista ANTIREAL. Joseph Cross, diretor artístico de Marathon, e outros funcionários da Bungie já seguiam o perfil da artista nas redes sociais, mas sem terem um contato profissional… Mas só depois da acusação da artista que perceberam o plágio.
Abaixo você confere a postagem original da artista nas redes sociais mostrando sua arte adicionada ao jogo.
A acusação de plágio se tornou uma confirmação com a Bungie culpando um designer que não trabalha mais no estúdio. É claro que a culpa de tantas artes roubadas de uma só artista seriam culpa de um designer apenas, né? Não dá para engolir essa desculpa, mesmo por que algumas das artes roubadas datam de 2017… Isso denota a real intenção de ativamente roubar a arte, não houve engano.
Em 2023 uma arte foi utilizada de maneira não autorizada em uma cena de Destiny 2, o artista plagiado teria recebido uma compensação além do crédito pela sua “participação” na peça segundo o Game Informer.
Neste momento a Bungie teria removido alguns vídeos de gameplay de seus canais que destacavam as artes e diz ainda estar revisando toda a parte artística utilizada em Marathon. Uma desculpa formal foi publicada e aparentemente existe uma tentativa de reparação para a artista… Porém, desde que a Bungie confirmou plágio em Marathon, o interesse no game diminuiu.
Com lançamento inicialmente prometido para 23 de Setembro de 2025 já se comenta um adiamento. Com a moral dos funcionários da empresa baixa (muitos já desconfiavam das chances de sucesso do game) o Adrenaline acredita que isto poderia ser um golpe tão poderoso que pode contribuir até para o fim da desenvolvedora.
Como disse, sou fã da Bungie, mas em 2017 a propaganda exagerada de Destiny 2 em alguns veículos mostrava que algo não estava certo. Há um processo de plágio em que a Bungie não consegue se defender por não ter guardado conteúdo original de Destiny 2 nem como backup. No lançamento já via que a monetização do estúdio seria muito mais predatória do que deveria. O modelo de negócios da empresa está afetando toda a cadeia criativa e, principalmente, quem joga.
Mas aposto que os acionistas estão felizes. Será que Concord Marathon sai?