Bolsonaro inelegível hoje? Ou amanhã?
No Farofeiros Cast #132, gravado dia 27 de Junho, nos indagamos se veremos Bolsonaro inelegível hoje. Ou amanhã. Neste episódio Paola Costa, Pedro Octávio, Astromámore e Rodrigo Castro contam os votos no TSE e rezam para andar logo essa joça.
Jair Messias Bolsonaro pode se tornar inelegível, o ex-presidente já declarou inclusive que é “unanimidade que vou perder”. É melhor já ir procurando outra profissão! Mas será que vai acontecer mesmo?
Neste episódio explicamos o processo movido pelo PDT em função de uma live supostamente golpista e do teor do encontro com embaixadores. O Ministério Público federal já se manifestou para deixar Jair inelegível por oito anos.
O Farofeiros Cast é gravado AO VIVO no YouTube (talvez na Twitch) todas as terças-feiras às 20hs. Então você já pode seguir nosso canal para assistir e comentar conosco em tempo real sobre tudo o que realmente importa.
Já ouviu o Farofeiros Cast #131? Lá mostramos que ninguém tá comendo bem.
O Farofeiros Cast sempre aborda os mais variados temas dessa farofa: cultura pop, política, comportamento e muito mais. Claro que o bom humor é o tempero essencial dessa mistura. Toda semana tem um podcast fresquinho no seu feed!
Agradecimentos mais que especiais para a Fabiana Murray, Firak e Pedro MM.
O Farofeiros Cast está disponível nos principais agregadores de podcasts!
Comentados neste episódio
- Campanhas para arrecadação para as cidades afetadas pelo ciclone.
- Dia 22 começou a discutir se houve abuso de poder político por Jair Bolsonaro.
- Ministério Público Eleitoral defende que TSE torne Jair Bolsonaro inelegível.
- Entenda por que Bolsonaro pode ficar inelegível por decisão do TSE.
- ‘É unanimidade que vou perder’.
- Dossiê com os supostos crimes de Jair Bolsonaro.
- Ministros do TSE julgam se ocorreu abuso de poder político (usar cargo eletivo para cometer irregularidades eleitorais).
- O Ministério Público Eleitoral (MPE) já fez sua manifestação: para eles Jair Bolsonaro deve ficar inelegível por oito anos pois usou o cargo e a máquina do Estado para benefício próprio nas eleições de 2022. Ou seja: para o MPE ocorreu, sim, abuso de poder político
- Em uma outra ação movida contra Jair Bolsonaro, que pedia cassação da chapa e inelegibilidade dos envolvidos, se questiona o uso dos programas sociais como vitrine eleitoral, o que seria considerado abuso de poder político e abuso de poder econômico.
- Segundo especialistas em direito eleitoral, as ações mais graves apuram se Bolsonaro usou programas sociais com fins eleitoreiros como o Auxílio Brasil e o Auxílio Caminhoneiro, a criação de uma rede de desinformação e outros ataques realizados pelo ex-presidente contra o sistema eleitoral.
- Mais ações envolvendo o Jair: três ações no TSE apuram se ocorreu uso do Bicentenário da Independência com fins eleitoreiros; três se ocorreu uso das viagens enquanto Chefe de Estado (como funeral da Rainha da Inglaterra) com finalidade eleitoral; uma investiga disparos em massa de SMS com apoio a eleição de Bolsonaro (enviadas de um número com ligações com governo do Paraná); três ações apuram uso da residência oficial do presidente (que é do Estado e não bem privado) para campanhas oficiais (lives e eventos eleitorais); uma ação apura a campanha paralela de Bolsonaro utilizando entidades religiosas inclusive com fundos sendo angariados e não apresentados a Justiça Eleitoral; uma questionar os privilégios dados a Bolsonaro pela Jovem Pan.
- Bolsonaro diz (sem dizer) que tem uma “bala de prata pra 2026”.