Conheça a lista das 20 maiores franquias do universo pop e quanto elas valem.
Os motivos para ser fã de algo são os mais variados e podemos ver isto em todos os cantos quando o assunto é cultura popular – ou pop. Não precisa ter necessariamente os melhores diálogos ou o mais surpreendente dos visuais para cair nas graças do povo. O que é importante – pelo menos neste artigo – é o quanto esses fãs gastam com seu objeto de desejo, por isso elencamos aqui maiores franquias do universo pop e quanto elas valem.
Vemos empresas como a Disney agregando sobre suas capitalistas asas todo o universo Marvel Comics, Star Wars, Pixar entre outros. A Microsoft tem comprado diversos estúdios de games mas a Tencent é quem faz barulho nos videogames… Mesmo assim muita gente ruim é dona de muita coisa que gostamos.
Não sei se é uma surpresa para você descobrir que Pokémon é a maior franquias de todos os tempos, com o rendimento total de 110 bilhões de dólares contanto licenciamento, games, filmes, entretenimento, publicações entre outros! O que você faria com todo esse dinheiro na mão?
Mas vamos à lista das franquias que mais comem o seu dinheiro em nome do consumismo destrutivo do capitalismo. Para chegar ao total de rendimento é somado todos os itens ligados à franquia independente do ramo. Filmes, video games, quadrinhos, colecionáveis entre outras tantas fontes de dinheiro para acabar com a minha e a sua paz.
1. Pokémon
Os monstrinhos de bolso não dominaram o mundo à toa. Os games não brilharam tanto quanto a animação, mas Pokémon GO trouxe a coroa para Pikachu e sua turma de milhares de monstrinhos… Além de muito, muito dinheiro para o bolso de seus donos.
Ano de lançamento: 1996
Rendimento total: US$ 110 bilhões
Mídia Original: Videogame
Proprietário atual: The Pokémon Company e Nintendo.
2. Hello Kitty
Uma gatinha fofinha que não fala e nem tem boca. Quem diria que a gatinha que não fala estaria no topo ainda? Bem, talvez a Hello Kitty Naruto seja uma boa explicação. Ou um MMO da Hello Kitty né.
Ano de lançamento: 1974
Rendimento total: US$ 88.5 bilhões
Mídia Original: Desenho para merchandishing
Proprietário atual: Sanrio
3. Mickey Mouse e Amigos
A Disney tem um catálogo clássico inesquecível, mas as produções atuais de Mickey Mouse e sua turma mantém a franquia sempre viva e rejuvenescida.
Ano de lançamento: 1928
Rendimento total: US$ 82.9 bilhões
Mídia Original: Desenho animado
Proprietário atual: The Walt Disney Company
- Megalópolis (2024)
- Valve estaria fazendo novas Steam Machines
- DC Universe Infinite oficialmente no Brasil!
4. Ursinho Pooh
O urso amarelo medroso é tão amado assim? Gastei dinheiro demais com esse urso sem graça e sua turma. Certamente ninguém imaginou que essa roupagem animada daria tão certo se comparado ao original. Certamente A. A. Mine e E. H. Shepard não sabiam.
Ano de lançamento: 1924
Rendimento total: US$ 81 bilhões
Mídia Original: Livro
Proprietário atual: The Walt Disney Company
5. Star Wars
Em uma galáxia muito, muito distante talvez alguém não tenha um bonequinho que seja de Star Wars em sua casa. A guerra nas estrelas segue como uma das maiores franquias do universo pop, apesar da série de Boba Fett.
Ano de lançamento: 1976
Rendimento total: US$ 69.4 bilhões
Mídia Original: Filme
Proprietário atual: The Walt Disney Company (Lucasfilm)
6. Super Mario
Super Mario é sem dúvida um dos personagens mais carismáticos do mundo e até quem não joga seus jogos sabe quem ele é! Certamente é difícil enumerar a quantidade de jogos com o personagem, o filme com certeza irá aumentar tal sucesso. Aqui eu curto é o LEGO mesmo.
Ano de lançamento: 1981
Rendimento total: US$ 55.1 bilhões
Mídia Original: Videogame
Proprietário atual: Nintendo
7. Princesas Disney
É incrível como as princesas ainda são um grande filão do que a Disney fatura. São várias, todas tem animações, bonecas, roupas e alguém fantasiada da personagem em festa de aniversário infantil.
Ano de lançamento: 1937 (Branca de Neve e os Sete Anões)
Rendimento total: US$ 46.9 bilhões
Mídia Original: Filmes animados
Proprietário atual: The Walt Disney Company
8. Anpanman
Você sabe o que é Anpanman? Pois é, nem eu… Mas é um dos personagens mais conhecidos e importantes do Japão. Como sempre se faz no Brasil, farei o óbvio também: é a Turma da Mônica do Japão com super poderes (desculpa).
Ano de lançamento: 1973
Rendimento total: US$ 44.9 bilhões
Mídia Original: Livro com figuras
Proprietário atual: Froebel-kan
9. Universo Cinemático Marvel
Quem diria que filme de boneco daria tanto dinheiro. Isso sem mencionar que a Marvel Comics quase faliu na década de 90, ainda bem que a Disney comprou, não é mesmo? *irônia* PS.: O que eu gastei de dinheiro com bonequinho disso não é brincadeira bicho.
Ano de lançamento: 2008
Rendimento total: US$ 38 bilhões
Mídia Original: Filmes (baseados em quadrinhos)
Proprietário atual: The Walt Disney Company (Walt Disney Studios/Marvel Studios), Sony (Homem Aranha) e Universal Pictures (Hulk)
10. Harry Potter
Sabe aquele maguinho que é muito parecido com uns gibis que o Neil Gaiman escreveu? Pois é, a autora transfóbica é difícil de calar a boca por conta dessa quantidade de dinheiro. Os fãs poderia começar a consumir material que cai do caminhão hein…
Ano de lançamento: 1997
Rendimento total: US$ 32.6 bilhões
Mídia Original: Livro
Proprietário atual: Joanne K Rowling (livros) e AT&T (Warner Bros) (filmes)
11. Homem Aranha
Peter Parker apanhar e se balançar por prédios vestindo um colam é realmente algo lucrativo. Stan Lee e Steve Ditko com certeza não imaginaram que seu personagem seria tão importante para tanta gente no mundo todo.
Ano de lançamento: 1962
Rendimento total: US$ 31.8 bilhões
Mídia Original: Quadrinhos
Proprietário atual: The Walt Disney Company (Marvel Entertainment) e Sony (filmes)
12. Dragon Ball
As aventuras de Goku em busca das esferas do dragão o levaram para diversos mundos e realidades. Não surpreende que é preciso tantos episódios para carregar a genkidama, afinal é preciso segurar o público.
Ano de lançamento: 1984
Rendimento total: US$ 30 bilhões
Mídia Original: Manga
Proprietário atual: Akira Toriyama (Bird Studio) e Shueisha (Hitotsubasho Group) (manga), Toei Animation (anime) e Bandai Namco (videogames)
13. Transformers
Os robôs disfarçados de veículos são mais do que os olhos podem ser lucrativos. Afinal, Bumblebee passar de um Fusca para um Camaro amarelo não pode ser de graça.
Ano de lançamento: 1984
Rendimento total: US$ 29.6 bilhões
Mídia Original: Desenho animado
Proprietário atual: Takara Tomy e Hasbro
14. Barbie
O universo Barbie é gigantesco e atende a – quase – todos os gostos. São acessórios, profissões, etnias que fazem adultos e crianças se apaixonarem pelas bonecas e mansões com escorregadores que caem em piscinas estranhas. Mas não pelo Ken, ele é feio.
Ano de lançamento: 1987
Rendimento total: US$ 29.2 bilhões
Mídia Original: Filme animado
Proprietário atual: Mattel
15. Batman
Quem diria que um bilionário vestido de morcego que dá porrada em pobre daria tanto dinheiro? Com certeza um dos maiores símbolos dos quadrinhos o sombrio Bruce Wayne tem tantas encarnações no decorrer dos anos que podem agradar virtualmente à todos os gostos.
Ano de lançamento: 1939
Rendimento total: US$ 29.1 bilhões
Mídia Original: Quadrinhos
Proprietário atual: AT&T (DC Entertainment)
16. Gundam
Robôs gigantes japoneses que lutam e dão tiros entre si são surpreendentemente lucrativos no planeta Terra. Quem nunca quis ter um robô gigante para estacionar na vaga do vizinho folgado ou para chegar mais cedo na praia?
Ano de lançamento: 1979
Rendimento total: US$ 27.8 bilhões
Mídia Original: Anime
Proprietário atual: Bandai Namco Holdings (Sunrise)
17. Call of Duty (CoD)
O videogame que originalmente me deixou com raiva de jogar com pessoas aleatórias é também uma das maiores franquias. O jogo de tiro em primeira pessoa possui diversas versões e modos de jogo, porém vender moedinhas para se ter arminhas bonitas me parece algo que dá muito dinheiro para empresa fazer merda.
Ano de lançamento: 2003
Rendimento total: US$ 27 bilhões
Mídia Original: Videogame
Proprietário atual: Microsoft (Activision Blizzard)
18. Toy Story
Wood, Buzz e companhia são uma turma que liderou o lançamento de filmes com ambientes e personagens totalmente digitais. Sua história é boa e tem se renovado de maneira excelente no decorrer dos anos. E obviamente que iriam vender os brinquedos dessa história.
Ano de lançamento: 1995
Rendimento total: US$ 22 bilhões
Mídia Original: Filme animado
Proprietário atual: The Walt Disney Company (Pixar)
19. Carros (animação)
Aqui está uma grande surpresa para mim, não desgosto da animação mas não fazia ideia que um carro vermelho com boca e olhos agradava tanta gente. Gente, é um carro com olhos!
Ano de lançamento: 2006
Rendimento total: US$ 21.8 bilhões
Mídia Original: Filme animado
Proprietário atual: The Walt Disney Company (Pixar)
20. Senhor dos Anéis
A busca pelo anel do Frodo e toda a Terra Média são realmente surpreendentes e angariaram fãs de todo o mundo. Mesmo agora com alguns nerdolas chorando, falando que elfos negros não existem, a franquia continua rendendo muito bem.
Ano de lançamento: 1937
Rendimento total: US$ 20.4 bilhões
Mídia Original: Livro
Proprietário atual: Tolkien Estate (livros) e AT&T (Warner Bros.) (filmes e série)
21. Farofeiros Corporation
O grupo de mídia que incluí o Farofeiros Cast, Gabinete da Farofa e o Blog Farofeiros angariou uma legião de fãs ao redor do mundo e dominou a cultura pop em diversos países e… É isso.
Ano de lançamento: 2002
Rendimento total: R$ 2,00
Mídia Original: Internet
Proprietário atual: The Walter Sidiney Company.
Aqui fomos até as pobres franquias que só chegam aos “””miseráveis””” 20 bilhões de dólares, abaixo disso não compensa falar. Não acha? 😉