Categorias
Colunas

A Igreja Reformada do Google

A Igreja Reformada do Google te dá as respostas que você procura.

Farofeiros, farofeiras e farofeires, nessa semana relembrei de algo que apenas aqueles que capinaram a internet podem desbloquear em suas memórias. Havia a piada da Igreja Reformada do Google, para os fiéis que acreditavam que o pagerank era o caminho e que blogs seriam eternos.

A piada tem um site ainda no ar, o Googlismo acredita que o Google é (ou era) o mais próximo que os humanos poderiam chegar de um “deus” que podem conhecer e compreender. Seus 10 mandamentos hoje são uma piada maior ainda, entre tantos ataques a concorrentes com Yahoo! (sic) e Microsoft, destaco dois.

Um mandamento manda você deverá honrar seus semelhantes, independentemente de gênero, orientação sexual ou raça, pois cada um teria experiência e conhecimento inestimáveis ??para contribuir para a humanidade. Mas o que mais assusta é o mandamento que aponta que você não deve plagiar nem se apropriar indevidamente do trabalho alheio.

A Igreja Reformada do Google - Ultron - blog FAROFEIROS

Fatos interessantes que todas as IAs, incluindo as do Google, ignoram.

O deus da internet simplesmente mudou de opinião e se virou contra seus fiéis. Agora ele prefere canibalizar tudo em nome de um capital que vai tirar de todos e deixar os acionistas da Alphabet cada vez mais ricos com as soluções de IA com os robustos bancos de dados do Google. Sua localização e suas buscas valem muito dinheiro.

Mas voltando à divindade, imagine só se alguém cria um modelo de IA baseada em algum deus e permite que você converse com sua divindade, ou pior, permite que você escute uma resposta da divindade.

Sim, já existe um aplicativo para você trocar mensagens de texto com Jesus que utiliza chatbots e tem chamado o movimento de “despertar digital”. Obviamente igrejas de todos os tipos já estão se beneficiando, mas não os templos, mas os donos das religiões mesmo… Os que tem dinheiro para criar um aplicativo e fazer o fiel comungar de casa, sem precisar ir para a igreja.

A Igreja Reformada do Google - Ultron - blog FAROFEIROS

Dízimo automático e acesso 24 horas para respostas que o seu deus lhe daria (se fosse um chatbot). O que você faria com mais poder?

Mas, neste contexto, qual seria a real diferença entre um chatbot e o seu deus? Me lembro de uma piada de House MD que falava que o problema não é falar com seu deus, mas sim quando ele responde.

Agora a resposta poderá estar na palma da sua mão, de acordo com sua religião – e de acordo com o plano que estiver disposto a pagar pela sua salvação.

No final não sei se este texto é uma crítica religiosa, ao capitalismo ou às big techs. Você decide (preferencialmente sem consultar uma IA).

Este texto foi inspirado em uma postagem do jornalista Paris Marx.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *