Categorias
Games

A história de Warframe é horrível

O game faz 10 anos, mas a história de Wargrame é horrível.

Este não é um texto comemorativo dos 10 anos de Warframe, talvez seja um alerta, mas você pode entender como um desabafo. Estou entre idas e vindas neste jogo desde o início e ainda acho que vale a pena joga-lo. Mas preciso avisar que a história de Warframe é horrível e feito apenas para criar mais maneiras de se ganhar dinheiro.

Sim, surgirão spoilers de A Nova Guerra.

Jogo de maneira extremamente casual, diferente da grande maioria do seu público. Também devo estar uns 20 anos acima da média de jogadores – pois é. Recentemente, me esforcei para terminar a a quest da expansão A Nova Guerra e não poderia ter sido pior. Sempre achei o jogo confuso, mas limites foram extrapolados e dizer que a história de Warframe é horrível não é um exagero.

Visualmente o jogo pareceu dar um salto, porém fica claro logo no início que é um equívoco – e estou olhando para você Ballas. Existem pontos altos no visual, mas no geral é tudo muito ruim e com cara de borracha. 

As missões se utilizam mecânicas retraídas para simular dificuldade. Isso mesmo que você leu, a Digital Extremes tira funções e habilidades para simular uma dificuldade inexistente. A dificuldade, em si, é ter paciência ou saco para passar por obstáculos toscos.

A história de Warframe é horrível - Ballas - Blog Farofeiros - 12
Ballas é ruim, feio e bobão.

E, obviamente, a recompensa por terminar a última missão da expansão é mais monetização em algo que já cobra até as calças (literalmente). Este modelo de negócios está inegavelmente afetando demais a jogabilidade. Tudo é feito para se poder (foder?) ganhar dinheiro com algo novo para o jogador.

Warframe monetiza a arma, seus componentes, seus enfeites, skins, velocidade de construção, espaço do item, modificações do item (mods, três tipos de forma e lentes). Mas aí você pode fazer tudo isso com o Operador e com o Peregrino (iguais mas diferentes), seus warframes (versão normal e versão Prime), cores, enfeites (para braços, pernas, costas, peitoral e efeitos), emblemas (um em cada braço, no peito e nas costas) e acho que nem cheguei na metade! Ah, também dá para gastar dinheiro com a posição da arma, cores e enfeite na ponta de algumas armas brancas.

Você também pode pagar para ter um avatar bonito e/ou animado. Bonequinhos e bichinhos de pelúcia digitais para você colocar em toda a sua nave e deixar tudo ridículo? Claro, como não, pode gastar seu dinheiro transformando sua nave espacial numa loja de brinquedos cabeçudos!

Mas voltando especificamente à história, já mencionei que o vilão Ballas é ridículo em todos os sentidos da palavra? Um design equivocado, motivações temerosamente dúbias e uma solução para seu caos que simplesmente foi tirado do… void… de alguém.

A história de Warframe é horrível - Titania e o Peregrino - Blog Farofeiros - 3
Operador, Operador meu, existe alguém mais monetizado do que eu?

A solução de A Nova Guerra utiliza de um conceito de física teórica para justificar sua história absurda sem pé nem cabeça. Meo deols, até simulam uma sala de aula no meio da história para tentar explicar o Palimpsesto do Espaço-Tempo… E mesmo assim não dá sentido algum ao que vem pela frente. No final das contas o jogador ganha uma nova versão do Operador, mais velha, mais alta e que não morreu.

Ou morreu, mas não morreu ao mesmo tempo. Sim, a história de Warframe é horrível desse jeito mesmo.

E sim, você vai precisar gastar mais dinheiro se quiser personaliza-lo e ainda poderá comprar skins para a Lótus.

Tenho mais jornadas para fazer, mais modos de jogo confusos de maneira torturante. Mas estou com preguiça de encarar horas de história ruim para ter acesso à opções que só irão expandir o hall de mercadorias do jogo.

A história de Warframe é horrível - Mesa com escopeta - Blog Farofeiros - 8

Não me entenda mal, a monetização é necessária para manter o jogo – obviamente – mas este modelo extremamente agressivo e de gosto duvidoso me impede de simplesmente querer evoluir nele.

Sou um caso raro, sou um daqueles chatos que não gosta de gastar com microtransações. Até hoje – pelo menos até o fechamento desta matéria – não gastei R$ 1 sequer com o jogo. Tudo o que obtive foi o que o jogo me deu mesmo, sofro com falta de espaços, falta de cores e efêmeras com efeitos espetaculares que estão disponíveis só com o pagamento em dinheiro.

Irei parar de jogar Warframe? Provavelmente não, mas é preciso entender que seu sistema de microtransações é extorsivo e isto está prejudicando demais o jogo.

O potencial desperdiçado de Warframe

A história de Warframe é horrível - Nyx com a archwing Itzal - Blog Farofeiros - 7

Existe um potencial extremamente desperdiçado em Warframe. Tudo que existe nele poderia ser melhor – mais viável – com poucas mudanças e uma certa boa vontade da Digital Extremes.

A história poderia ser muito mais rica, afinal enfrentamos monarquistas militosos e liberais tecnocratas, apenas aí já daria para trabalhar muito os ataques aos Grineer e aos Corpus. Mas não, eles são só “uns caras” com roupas diferentes que você tem que exterminar o tempo todo. Sem mencionar os momentos que eles brigam entre si e você os mata e ganha recompensas de um lado. Cabe profundidade nessa mecânica, mas pelo visto não há interesse de abordar qualquer aspecto disso.

Como você entra em um robô com poderes mágico e ainda fica trocando de corpo? Você pode ser um golem de pedra, um pseudo-dragão, uma dançarina com cacos de vidro, uma fadinha e até uma lata de lixo. Todos com super poderes e uma historinha chula para falar que arrumaram um bom motivo para um novo personagem com cara de borracha.

A história de Warframe é horrível - Atlas com espada - Blog Farofeiros - 10

A catástrofe da mecânica de archwing e o simples descaso em aprimorar o design com algo que poderia ser realmente bom. As batalhas deveriam lembrar algo saído de Gundam, mas na verdade é uma corrida de obstáculos bem tosca.

Não sei se menciono a railjack, gosto da mecânica mas é tudo cansativo, frustrante e pouco recompensador. Outra boa ideia que foi mal executada. “Parece” (muita ênfase nestas aspas) que o dedo que tem na railjack foi explicado de maneira soturna, mas igualmente sem sentido. Menção honrosa para o Teshin aqui, coitado dele bicho…

Todo mundo parece gostar dos visuais mais berrantes do game, de deixar qualquer carnavalesco com inveja. Sendo que se tudo foi mais simples – e melhor arranjado – poderiam monetizar menos agressivamente itens que chamariam muito mais a atenção.

Vale da estranheza é o lar de grande parte do design, e a história de Warframe é horrível e parece gostar de mergulhar nessa área. É uma pena, poderia ser um jogo muito melhor do que é se tudo não girasse apenas na monetização como todo jogo pay to win que se prese.

Já pensou se a diversão fosse o foco da Digital Extremes?

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *