Categorias
Filmes

A Chegada

Quando vi o anúncio de A Chegada torci o bico, vi uma atriz que não gosto junto do Gavião Arqueiro. Deduzi logo que eles salvariam o mundo e se beijariam no final, o que acabei de dizer realmente acontece no filme mas não é tão simples assim de se explicar. E nem é tão alegre.

Após ver uma análise quase filosófica do filme fiquei instigado à assisti-lo e não teve jeito, tive que dar um jeito de assistir esse filme. Mas isso não é importante.

Adivinha quem chegou

Objetos voadores gigantescos que desafiam as leis da física pousaram em dose pontos pelo planeta Terra, fique tranquilo o Brasil ficou imune mais uma vez, mas os objetos ficam lá parados sem reação alguma.

Um dos países que hospeda uma nave descobre uma câmara interna com gravidade própria e um espaço para tentar contato com os visitantes, vemos os esforços pelo ponto de vista do exército dos EUA obviamente e conta com a linguista Louise Banks e com o físico teórico Ian Donnelly para tentar contato com os extraterrestres. O primeiro passo é entendê-los e se fazer entender, a meta é descobrir qual o motivo da visita, se estão fazendo turismo ou se é uma invasão hostil.

A Chegada - Blog Farofeiros

Para tanto foi identificado que os seres tem duas línguas diferentes, a falada e a escrita. Como nem boca eles conseguem identificar nos extraterrestres, logo imitar os sons seria algo complicado, então a escrita é escolhida.

Meses se passam sem uma resposta concreta quando a intenção dos aliens, o planeta Terra está eclodindo em caos pelo medo das pessoas e a ausência de informação de seus governantes até o ponto em que finalmente é revelada um resposta.

Os países param de colaborar entre si pois entendem que os aliens não seriam meros visitantes, nem escravizadores mas sim negociantes e estariam oferecendo uma arma. Alguns países decidem então declarar guerra aos aliens.

A Chegada - Blog Farofeiros

Neste ponto o espectador já percebe a ausência de uma sequência em diversas partes da história. As vezes parecem mostrar o passado, mas é o futuro ou o presente, tudo isso pois a compreensão da Dra. Banks da língua escrita dos aliens começa a afetar o modo que ela percebe o tempo e sugere que o presente e o futuro estejam ocorrendo simultaneamente, um afetando o outro.

… falei o quanto dava da trama e acredite em mim é surpreendente a resolução da crise. Não darei mais spoilers pois eles farão toda a diferença quando você for assistir o filme.

Linguística alien

A Chegada - Blog Farofeiros

Toda a grafia utilizada pelos visitantes é complexa, assim o escritor acabar sabendo como a frase terminará. E se tudo não fosse simples o bastante além de matemática a hipótese de Sapir-Whorf (referente ao relativismo linguístico).

Nele as pessoas viveriam segundo suas culturas em universos mentais determinados pelas diferentes línguas que falam) e o Princípio de Fermat (“A trajetória percorrida pela luz ao propagar-se de um ponto a outro é tal que o tempo gasto para percorrê-la é estacionário a respeito das possíveis variações de trajetória.”). Sentiu o drama?

Confesso que só havia ouvido falar da hipótese de Sapir-Whorf… de resto eu tive que estudar quando saí do cinema.

Esqueça o que foi falado sobre A Chegada, você ainda não viu nada!

A Chegada - Blog Farofeiros

A Chegada é baseado no livro História da Sua Vida de Ted Chiang que foi nomeado para diversos prêmios de literatura e venceu o Prêmio Nebula de 2000 e o Prêmio Sturgeon em 1999.  

Estou surpreso de nunca ter ouvido falar desta história ou do autor já que achei absurdamente interessante, este é provavelmente um dos livros que precisarei ler em breve já que o surpreendente final do filme deve ser mais detalhado na origem escrita. Como eu queria contar spoilers e estragar a sua surpresa… nem consigo me lembrar direito quando foi a última vez que gostei tanto assim de um filme.

Para mais artigos e notícias sobre cinema clique aqui.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

2 respostas em “A Chegada”

Espero uma experiência mais parecida com “O Dia que a Terra Parou” do que com “Sinais”.

Mas apesar do trailer cativante, fiquei o tempo todo esperando que o E.T. aparecesse dizendo: “E.T. phone home!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *