A abertura de Invasão Secreta utiliza IA para entregar um péssimo visual. Isso é um péssimo sinal.
Dia 21 de Junho de 2023 estreou no Disney Plus a mais nova série ambientada no universo cinemático da Marvel. Com Nick Fury como protagonista temos agora uma Invasão Secreta totalmente diferente dos quadrinhos… E já começa mal, a abertura de Invasão Secreta é toda feita em IA; feia, ruim, desnecessária.
Não sabia da polêmica até assistir e ficar assustado ao ver uma atrocidade visual daquelas em um serviço que pago caro. Por mais que você não goste das coisas que a Marvel Studios produz é preciso admitir que visualmente sempre houve um bom cuidado… Só que esse cuidado foi jogado pela janela e caiu em um rio bem fundo.
Nas redes sociais muita gente atentou para o fato de que artistas não teriam sido usados para entregar tal atrocidade visual. O que é uma preocupação importante nos tempos sombrios que vivemos, e uma empresa como a Disney tomar tal decisão pode ser complicada demais para os artistas contratados ou terceirizados.
A Method Studios foi a responsável pela criação da peça e por conta da polêmica lançou uma nota à imprensa. Foi dito que IA é apenas uma das novas ferramentas incorporadas pelos seus artistas e que nenhum deles foi substituído pela IA. A declaração oficial confirma a utilização de IA, mas apenas como uma das ferramentas dos artistas tradicionais. Anota é do The Hollywood Reporter.
Hollywood já ganha muito dinheiro e – como todo mercado – tenta cada vez mais gastar menos com a produção sempre para lucrar mais. Samuel L. Jackson não ficou calado quanto a polêmica e se posicionou contra algumas cláusulas que atores tem que lidar atualmente. O ator destaca a utilização dos termos contratuais que permitem utilizar sua imagem “pela perpetuidade” e distribuição por meios “conhecidos e desconhecidos”. O jeito de Jackson lidar com este tipo de questão é simplesmente não aceita-la.
Mas é importante lembrar que estamos falando Samuel f*cking Jackson e ele tem esse poder de negociação. Não é todo mundo que poderá se dar à esse luxo, porém é importante ver a preocupação do ator com sua imagem ser utilizada descontroladamente por uma empresa bilionária. Artistas gráficos também precisam se preocupar com isso.
O diretor Ali Selim gostou da ideia de se utilizar IA para que desse um visual que ninguém pudesse entender quem o tinha criado. Deu errado.
Com a questão trabalhista resolvida fica o questionamento quanto a qualidade do que foi apresentado. Aqui no blog já dei destaque para algumas peças criadas por IA e até já fiz algumas. É incontestável que a tecnologia chegou para ficar, mas muita calma nessa hora.
A Method Studios não é qualquer empresa de efeitos visuais, os caras foram indicados ao Oscars por Top Gun: Maverick. Dito isto, cá entre nós, como uma empresa dessas faz uma porcaria de abertura no DALL-E e acha que tá tudo bem? Não ficou feio não, ficou horrível!