Panini adotará novo sistema de distribuição
Acaba de ser anunciado que a Panini adotará novo sistema de distribuição e eu não estou impressionado. Um dos grandes problemas da Panini foi a “herança” da Abril e sua distribuição capenga. Foram tantas soluções para não afetar o custo ainda mais que fica difícil enumerá-las.
A Dinap (ou Total) é uma empresa do Grupo Abril que, como todo o grupo, passou a trabalhar da maneira que conseguiu… e normalmente afetando a qualidade do serviço. O resultado são atrasos, sumiços e a porcaria da distribuição setorizada prejudicando diversos fãs das mais diversas localidades. A Panini adotará novo sistema de distribuição por esses motivos.
Não posso elogiar muito a Panini pois até o envio por Correio de comprar do terrível site deles é ruim. Mas quem depende de banca de jornal sofre muito mais. O UniversoHQ conseguiu uma entrevista com o presidente da Panini Brasil sobre a mudança de distribuidor e como isso irá afetar seus produtos.
O novo modelo seguirá exemplos utilizados na Espanha e Alemanha, outros grandes mercados da editora multinacional. A Panini irá assumir a entrega direta aos distribuidores regionais, sem grandes novidades ou utilizando estratégias malevolentes a empresa pretende enxugar o modelo para diminuir o tempo de distribuição.
Enquanto o sistema não é totalmente implementado provavelmente ocorrerá desabastecimento em algumas regiões, com isso a Panini pede que seja utilizada a loja online como fornecedora… como se o site ou sua entrega (pelo Correio) fosse boa.
Espero que a experiência de outros mercados possa ser uma vantagem aqui no Brasil. O problema fica por conta da entrega direta que sempre sai muito cara e a distribuição que depende de empresas de pouca confiabilidade onde mais se precisa delas.
O mercado nacional de quadrinhos tem vivido momentos de blackout e desespero devido à distribuição, política absurda de capas alternativas e os mix absurdos das publicações Panini. Preciso mesmo falar que o preço não ajuda? É óbvio que um pouco a coisa irá melhorar mas sou pessimista quanto a isso.
… sem falar que aí ficará mais fácil de vender figurinhas de time de futebol.