Uma carta aberta que o Xuitter e o Elão nunca lerão.
Farofeiros, farofeires e farofeiras, estou mais uma vez irritado com uma rede social e seu dono. Não tenho apego às redes, mas por conta deste blog e de tudo mais o que faço na internet é necessário. Por menor que seja o público é preciso espalhar o conteúdo que crio. Seja no Tumblr, seja no Facebook, seja no Instagram, seja no Twitter… Ops! Quer dizer, Xuitter (o novo dono mudou o nome).
Tenho diversos problemas com a administração de Elon Musk e sua rede social – alguns pessoais, outros coletivos. O consentimento da plataforma com o discurso de ódio é algo irritante e corrobora com conservadores do nazismo e recontadores de história. Isso me afasta de “oportunidades” de dar dinheiro para ter mais alcance, engajamento ou um selo azul.
Aliás acredito que se você PAGA para a rede por tal selo você está financiando indiretamente uma plataforma que apoia o discurso de ódio e paga influencers para mentir sobre o PL 2630. Sim, no final fazemos parte do problema também, mas relaxa que não vou parar de te seguir (nem te bloquear)… Pelo menos não por enquanto.
A fim de manter nossa querida comunidade continuo à insistir no Xuitter – sem mencionar a questão de manter espaço marcado para a esquerda e/ou progressismo naquele ambiente hostil. Porém enfrentamos diversos problemas, já houve denuncias para falas tiradas do contexto, shadow ban e a constante perda de engajamento. Até por isso mantenho diversos perfis naquele esgoto.
Para variar nosso lado sempre sofre com os desmandos administrativos daquela rede mal administrada. Lutar contra a violência em uma plataforma que acata tal necessidade como “incitação à violência” é uma vergonha descabida. E, com essa desculpa descabida, nosso querido amigo Dennis Almeida teve sua conta do Xuitter suspensa permanentemente.
Enquanto ele recorre da decisão da plataforma escrevo este texto com ódio em cada clicada no teclado. Alguns botões já sentem o peso de algo que não deveriam, afinal as pobres peças de plástico não tem culpa da ignorância do mundo.
Dennis é professor e, como a maioria dos professores, irrita muita gente de direita que quer reescrever a história do jeito que melhor lhe convém. Seus fios na rede lhe garantiram na antiga administração o selo de verificado, sem pagar. Mas a notoriedade também lhe deu um alvo e ataques de gente ignorante eram frequentes…
Os ataques que um professor sofreu continuam na rede, nenhuma conta foi excluída ou punida por discurso de ódio, ataques pessoais ou por proliferar fake news. A do professor que luta contra tudo isso foi denunciada e punida por “incitação à violência”.
Contar a verdade, mostrar a história como ela é, denunciar a desonestidade intelectual de algumas pessoas… Estes são questões violentas no Twitter de Elon Musk.
Ainda não posso abandonar a rede-x, mas algumas atitudes já foram tomadas e acredito que todos deveriam pensar nisso também. A principal, e talvez mais importante, é que estou publicando muito menos do que fazia pouco tempo atrás. Também apaguei o aplicativo do smartphone e bloqueei todos os anúncios que aparecem na versão de desktop.
Se você gosta do que o FAROFEIROS cria, se você gosta quando o Dennis Almeida faz um fio para falar do tamanho dos dedos do meu pé, se você gosta de determinado criador de conteúdo, é preciso tomar uma atitude: segui-lo em outras redes.
O Twitter vai acabar… Mas provavelmente será algo como o Facebook, ele acabou mas ainda tem gente demais por lá. Entretanto estarei lá para rir quando ela der seu último suspiro.
Pensamento do Dia
Queria ter cortado o cabelo, mas resolvi deixar crescer. Pareço ter uns 17 anos né?