Categorias
Quadrinhos

X-Men – A Queda da Dinastia X

Fall of House of X: os X-Men ainda precisam enfrentar a Queda da Dinastia X. Eu hein.

Para mim o fim de Krakoa está uma bagunça argumentativa e editorial no pior estilo dos anos 90. Entretanto uma luz brilhou no fim do túnel dos X-Men com A Queda da Dinastia X e a Ascenção das Potencias de X.

Fall of House of X e Rise of the Powers of X serão lançadas nos EUA em Janeiro de 2024 e já se mostram mais interessantes do que tem acontecido hoje nos quadrinhos mutantes. Por outro lado, é preciso ficar com o pé atrás pois é possível desanimar bem com algumas “novidades”.

A lista de lançamentos de Janeiro de 2024 é interessante por trazer muitas histórias alternativas de futuros conturbados. Assim como outros diversos títulos de super bonecos de hominhos dos EUA. Enquanto são visualmente deslumbrantes é difícil ver algo realmente original na lista completa com futuros distópicos e realidades alternativas.

Mas o assunto aqui é X-Men, então vamos nos aprofundar nele. Segue uma cobertura dos títulos mutantes das solicitações anunciadas pela Marvel Comics. Sim, SPOILERS irão surgir!

FALL OF THE HOUSE OF X #1

Minissérie em cinco edições. A descrição aponta como um levante dos X-Men remanescentes contra a Orchis. Escrito Gerry Duggan e com arte de Luucas Wenerneck promete trazer a conclusão da Era de Krakoa… não acabou ainda?

E por que a Jean Grey está aparecendo em todos os lugares?

RISE OF THE POWERS OF X #1

Minissérie em cinco edições. Novamente visitamos o futuro daqui dez anos mostrando que os X-Men falharam em sua tentativa de enfrentar a Orchis. O mundo agora dominado pelo Nimrod e a Sentinela Ômega avançam no plano obter a ascensão como visto em Potências de X. Escrito por Kieron Gillen e com arte do brasileiro R. B. Silva.

CABLE #1

Minissérie em quatro edições. Cable enfrenta a ameaça da Neocracia – seja lá o que isso for pode ter alguma ligação com a Orchis e, principalmente, a ascensão do homo novissima. Escrito por Fabian Nicieza (!) e com arte de Scot Eaton.

DEAD X-MEN #1

DEAD X-MEN #1 - X-Men - Marvel Comics - BLOG FAROFEIROS

Minissérie em quatro edições. Os X-Men eleitos no catastrófico Hellfire Gala 2023 estão de volta… como todo X-Men sempre faz. Jubileu, Míssil, Dazzler e companhia são os X-Mortos! Cruzes. Escrito por Steve Foxe e com arte de Vincenzo Carratù, Bernard Chang e Jonas Scharf.

RESURRECTION OF MAGNETO #1

Minissérie em quatro edições. A quantidade de mortes desnecessárias nos X-Men tem como maior símbolo disso Magneto. Era óbvio que Tempestade acharia uma forma de fazê-lo voltar à vida… Ainda assim X-Men Red com a chamada nova Irmandade de Mutantes é um dos pontos interessantes atualmente dos quadrinhos mencionados. Mas chamar de bom talvez seja forçar demais a amizade. Escrito por Al Ewing e com arte de Luciano Vecchio.

Quer apostar quanto que o Magneto vai voltar vilanesco de novo querendo bater em todo mundo?

X-FORCE #48

X-FORCE #48 - X-Men - Fera - Marvel Comics - BLOG FAROFEIROS

Finalmente a X-Force enfrenta o Fera… Isso deveria ter acontecido 40 edições atrás. Argumento de Benjamin Percy e arte de Robert Gill.

X-MEN #30

O Alto Evolucionário volta a perturbar Synch enquanto a guerra contra a Orchis cresce. Argumento de Gerry Duggan e arte de Phil Noto.

WOLVERINE #41 e #42

O início da Guerra Dentes de Sabre… Jogaram os Exilados na lata do lixo para comemorar os 50 anos do Wolverine. Argumento de Benjamin Percy e Victor Lavalle, arte de Cory Smith e Geof Shaw.

X-Conclusões da queda da Dinastia X

Gibi de super boneco gringo gira e gira e gira… E acaba voltando para o mesmo lugar. Vislumbrei algo diferente com Krakoa mas me esqueci disso, fui ingênuo. Acreditei que por ter Jonathan Hickman à frente de toda uma linha afim de aumentar sua relevância tudo seria diferente, mas não foi.

Toda essa bagunça do final da saga é apenas mais fomentação para vender mais quadrinhos de qualidade pífia e que sempre conta a mesma história. A Marvel Comics teve a chance de trazer algo realmente novo para sua linha editorial e resolvera – mais uma vez – ficar com a mesmice de sempre.

O futuro dos X-Men ainda é nebuloso e a ameaça (não errei o termo) de se ter um filme dos mutantes pode só piorar as coisas. Cada vez mais a ideia de Bill Willingham, de Fables, me parece mais plausível – sem mencionar que traria mais criatividade e qualidade para esses produtos descartáveis.

Mas trago um resumo de todas as histórias que mencionei neste artigo: nada vai mudar.

A linha completa de solicitações de Janeiro de 2024 da Marvel Comics pode ser conferida no site AIPT.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

2 respostas em “X-Men – A Queda da Dinastia X”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *