Atualização faz US$ 3 bilhões evaporarem… mas o mercado já está se recuperando
A Valve acabou de fazer o que muitos achavam impossível: desestabilizar completamente o estranho mercado de skins de Counter-Strike 2 com uma atualização bem simples do game. O mercado de skins atingiu um pico de mais de US$ 6,08 bilhões antes do anúncio da atualização de 23 de Outubro de 2025. O patch foi uma execução sumária onde a Valve destruiu US$ 3 bilhões em skins do CS2!
Mas o mercado está se recuperando. E rápido.
Na mais recente atualização de CS2 a Valve mudou as regras do jogo permitindo que jogadores troquem cinco skins de qualidade Covert (tier vermelho) por uma faca ou luva que podem ser fabricadas agora. Parece pouco, mas não é. Facas e luvas eram os itens mais raros e caros do jogo, com algumas valendo centenas de milhares de dólares.

Algumas dessas facas e luvas tiveram seus preços reduzidos em até 70%. Enquanto isso, skins Covert – que antes custavam alguns dólares – explodiram de preço. Uma P250 ‘See ya later’ (ou Lágrimas de Crocodilo) que custava R$ 20 agora vale mais de R$ 390.
Segundo dados da Pricempire o mercado está se recuperando de forma impressionante. A capitalização global, que havia perdido um valor de cerca US$ 3,2 bilhões no pior momento do dia 24 de Outubro, já subiu para US$ 4,7 bilhões, mais de 75% do pico anterior.
Em apenas um dia, as skins subiram 50%!
Traders profissionais previam isso – afinal, mais uma armadilha do capitalismo. Muitos argumentavam que a atualização da Valve não deveria ter causado um crash tão drástico. A culpa da variação foi o pânico generalizado, e essa especulação foi responsável por amplificar a queda. Com os preços despencando absurdamente, investidores mais experientes viram oportunidade e começaram a comprar na baixa.
Sim, como sempre especuladores lucram no desespero geral.
Especialistas do mercado preveem uma recuperação para cerca de US$ 5 bilhões até novembro, desde que a Valve não faça mudanças mais dramáticas no sistema.
Motivação ou coincidência?

Há quem especule que a mudança foi motivada por pressão regulatória para reduzir o aspecto de “gambling” (as apostas que se tornam jogos de azar) das facas do CS2. Se for verdade a Valve se protegeu de possíveis processos enquanto democratizou itens de luxo de maneira bem rápida.
Como loot boxes foram proibidas para menores no Brasil é possível que vejamos mais mudanças em breve.
A Valve não lucra diretamente com o mercado secundário de skins e traders geralmente negociam em plataformas de terceiros. Para uma empresa que possui a Steam, mexer no mercado de CS2 não representa grande risco financeiro. Só quem investiu pesado neste mercado extremamente especulativo e dominado pela Valve sentiu a dor.
Sem mencionar que a Valve é uma empresa fechada, a ausência de capital aberto lhes permite tomar decisões que não agradariam investidores e acionistas.
Alguns analistas consultados pelo Rock Paper Shotgun sugerem que a Valve pode estar tentando direcionar os jogadores de volta ao marketplace oficial da Steam, rebalanceando a economia para recapturar receita perdida para plataformas de terceiros.
Mas ainda é cedo para dizer se a festa das skins de CS2 voltará aos níveis anteriores. A lição que fica é que mercados digitais são voláteis, especialmente quando uma empresa pode apertar um botão e reescrever as regras.
