Eu tenho a idade do PT e nem sei como lidar com isso – será que é bom?
Farofeiros, farofeires e farofeiras, primeiramente, não sou do PT. Literalmente não tenho partido por simplesmente não me identificar totalmente com nenhuma sigla. Sim, votei no PT e até fiz campanha – tudo de graça, na faixa, enfim, pela democracia. Mas fiquei chocado quando descobri que tenho a idade do PT.
Não sou de comemorar meu aniversário, não divulgo, não faço festa nem nada por diversos motivos bem íntimos. Nascemos em um mundo onde o Muro de Berlin era algo assustador, enquanto o Brasil vivia outra crise dentro de uma crise na Ditadura Militar. Lembro da movimentação por diretas e o fim da ditadura que não conseguia se manter.
Era uma época agitada mesmo. Lembro da preocupação de minha mãe com as saídas do meu pai para ajudar com “coisas do sindicato”. Tais atividades iriam cessar mais tarde de maneira natural.
Minhas memórias de infância quanto à figuras políticas é bem limitada – ainda mais se falando da esquerda – e Lula sempre foi “a cara do PT” para mim. E, reconheço, que custou muito para ele se tornar uma figura carismática aos meus olhos de criança.
O antipetismo nunca me pegou – apesar de ter caído em algumas fake news anos atrás. Mas mesmo antes de perceber que o antipetismo era algo perigoso já me via me distanciando de “amigos” e parentes que apoiavam o vexaminoso discurso em prol de torturadores durante a ditadura militar.
E o PT sempre esteve lá, mesmo sem que eu o visse e hoje faz mas sentido do que nunca toda a participação do partido no decorrer da história da minha vida. Acredito que hoje, comemorar o aniversário do PT que ocorreu no dia 10 de Fevereiro, é comemorar a minha evolução como indivíduo em uma sociedade tão terrível como a nossa.
Hoje me vejo em meu blog, meu podcast e minhas redes sociais falando das groselhas habituais mas brigando pela democracia. Fiz campanha, fiz montagens, perdi o sono fazendo memes, me preocupei com tudo e com todos… Sobrevivo do jeito posso e tento fazer tudo da melhor maneira possível – pena que isso não é suficiente para conseguir dinheiro. Até cheguei a ser convidado para tomar um cafezinho, mas não fui.
Não acredito na dificuldade que estou em contextualizar como tenho a idade do PT. Talvez por não ser petista… Amanhã encontrarei uma amiga que é realmente petista e irei conversar com ela sobre diversos assunto, inclusive este. Talvez renda um vídeo, não sei. Dependendo como for coloco o vídeo aqui depois.
E continuo aqui, fazendo textão de gibizinho de super-herói e tentando mostrar para meu pequeno – mas querido – publico que a democracia importa, que lutar pela vida daqueles que precisam importa. Não acredito que o Governo Lula irá resolver tudo ou salvar o mundo, mas pelo menos agora eu consigo ter esperança de que eu e as pessoas que amam terão uma chance de ter uma vida melhor…
(mesmo que existam pessoas que não acreditam nisso)
Parabéns PT. Tenta não pisar na bola.
Pensamento do Dia
Semana passada decidi não ficar muito nervoso, mas agora é outra semana. Né?