Não sei você mas descobrir que Spawn #10 será republicado me deixou confuso.
O ano é 2020. Em meio a pandemia de COVID-19 onde Brasil e EUA contam com a estupidez como maior arma em prol do contagio chega uma inusitada notícia que não vai ajudar em nada. Spawn #10 será republicado, e nem será pelo Todd McFarlane ou Image Comics.
Se você não sabe essa edição americana de Spawn #10 não foi publicada em nenhum outro mercado além dos EUA. Lançado em 1993 o gibi se tornou uma peça cult de toda coleção – aqui no Brasil não é o gibi gringo mais difícil de se achar. Na história o personagem Cerebus leva Spawn até o inferno para fazer analogias quanto aos direitos dos criadores de quadrinhos sobre seu trabalho.
Escrito por Dave Sim e desenhada por McFarlane o quadrinho só foi reimpresso uma vez – tanto dentro como fora dos EUA. Dave, conhecido por seu quadrinhos independentes e repúdio às grandes editoras, se juntou ao criador de Spawn por acreditar na causa… Mas não foi bem isso o que aconteceu, tanto que Neil Gaiman até conseguiu todos os direitos de Angela e a mandou para a Marvel Comics. Tudo por conta de Todd não pagar os direitos de criação da personagem.
Mas graças ao Acordo de Licenciamento Recíproco o autor tem a oportunidade de reimprimir o gibi da forma que bem entender – GAH COLOR – e quando quiser. Bem, chegou a hora Spawn #10 será republicado por Dave Sim. O acordo entre os dois, segundo o Bleeding Cool, é praticamente um trato de cavalheiros. Aparentemente Todd McFarlane pode publicar Spawn #10 agora onde e como ele quiser sem compensa-lo financeiramente pelo uso de Cerebus, e Dave Sim poderia fazer o mesmo sem compensar Todd pelo uso de Spawn.
Hoje em lojas especializadas você compra Spawn #10 (a versão americana, óbvio) por uns R$ 100. A minha lembro que paguei R$ 30 mas isso já deve fazer uns 20 anos (ou mais).
Já faz muito tempo que parei de colecionar Spawn e confesso que torci contra o McFarlane na treta dele contra Neil Gaiman. Para nossa infelicidade essa reimpressão de Dave Sim dificilmente será relançada fora dos EUA e vai saber o que ele vai inventar.
Uma resposta em “Spawn #10 será republicado”
[…] a maldita coleção de hominhos só cresceu. E hoje, mais de 20 anos depois, o meu boneco do Spawn amaldiçoado continua na minha coleção rodeado por outras figuras daquele universo. Não está […]