Vazamento revela plano de bilionário para praticamente privatizar a Nasa.
Podemos ter muitos problemas com a administração dos EUA, mas não dá pra negar a importância da NASA para o mundo. A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço é uma agência do governo federal gringo, uma empresa pública, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Suas descobertas científicas são compartilhadas gratuitamente com o resto do mundo, sabia? E, aparentemente, tem gente querendo privatizar a NASA.
Um manifesto de 62 páginas chamado Projeto Athena foi obtido pelos sites Politico e ArsTechnica, e revelou algo previsível na administração Trump: o bilionário (e turista espacial) Jared Isaacman acaba de ser nomeado como novo chefe da administração da NASA e seu projeto visa quer transformar a NASA em empresa privada, triplicando laços com o setor corporativo e operando “mais como negócio“.
Isaacman – indicado originalmente por Elon Musk – entregou o documento para o administrador interino da NASA em Agosto de 2025. Como ele acaba de assumir o cargo não há dúvidas quanto a sua implementação.

Entre os absurdos do manifesto: cancelar o foguete lunar SLS após a missão Artemis 3, comprar “dados científicos como serviço” de empresas privadas em vez de usar satélites próprios, além de tirar a NASA da “ciência climática financiada por impostos“. Porque quem precisa de ciência do clima?
Ex-funcionários da NASA chamaram as propostas do chamado Projeto Athena de bizarras e descuidadas. Uma fonte ainda classificou o projeto como presunçoso vindo de alguém sem experiência na área.
A ideia é clara, querem transformar a NASA na Space X. Como diversos funcionários do governo Trump, o turista Isaacman tem conflitos de interesse óbvios. Seus laços com a Space X, empresa de Elon Musk, mas isso não é um problema para quem acha que bilionários entendem de interesse público melhor que cientistas.
Afinal, todo mundo sabe que é só privatizar que tudo melhora… Aqui em São Paulo privatizaram Metrô, Sabesp e olha… Tá uma bosta.
Enquanto isso, a NASA segue há dez meses sem líder permanente no segundo mandato de Trump, funcionários protestam contra cortes, e a visão de futuro espacial oscila entre Casa Branca e Congresso como bola de pingue-pongue.
Ciência climática nunca foi um luxo ou coisa de esquerdista. Além disso programas de treinamento de astronautas e a liderança nas cooperações internacionais como a Estação Espacial Internacional além da pesquisa espacial devem ser comprometidas. Afinal visar algo sem lucro, em prol da humanidade (pelo menos em teoria), é coisa de comunista.
