Veja o que sabemos – até agora – de Pecados de Sinistro.
Os mutantes de Krakoa não tem folga, se não bastasse a treta em Dia do Julgamento, contra os Eternos, agora é preciso lidar com um problema interno… E que problema. Pecados de Sinistro é um crossover que vai se espalhar por mil anos, assim como Potências de X, e é focada em Sinistro – sua origem e seu futuro também são a da população mutante.
Resta saber qual será o caminho correto – ou o menos pior.
Sinistro foi sempre um personagem complicado e nunca teve sua origem contada. O que foi visto até hoje eram fragmentos que o personagem mesmo contava, principalmente com sua relação com Apocalipse. E fique de olho pois a seguir surgiram spoilers da trama que será lançada no início de 2023 nos EUA nos quadrinhos dos X-Men.
Serão três visões do futuro de diferentes tempos: 10 anos, 100 anos e 1000 anos no futuro. Além dos títulos Alpha e Omega o evento irá abranger (e mudar) outros três títulos: Immortal X-Men vira Immoral X-Men, X-Men Red se torna Storm & The Brotherhood of Mutants e Legion of X se transforma em Nightcrawlers. As mentes por trás dessa bagunça são de Kieron Gillen, Si Spurrier e Al Ewing.
Os detalhes abaixo podem ser considerados spoilers, mas lembre-se, são informações dadas pelos próprios autores em painel em evento no Reino Unido.
Os Pecados de Sinistro
Aqui os autores mostraram artes de estudo visual de alguns personagens, e alguns são fantásticos. As imagens são de Rich Johnston do site Bleeding Cool.
Na primeira fase, que se passa daqui a 10 anos, vemos uma Tempestade propositalmente vestida de maneira que lembra Magneto. Isso aconteceria logo após um evento cataclísmico supostamente causado por Sinistro. Além disso temos a chamada Wagnerine – uma versão de Noturno misturada com a de uma Wolverine – que é uma das primeiras gerações de quimeras. É a primeira vez que a Legião da Noite é mencionada.
Também temos um Capitão América extremamente sinistro. Vai saber né?
Na segunda fase, daqui 100 anos, vemos um Noturno supostamente gigante e com chifres, que poderia ser facilmente uma “evolução” do Noturno do presente. Vemos também o que parece ser uma mistura de Colossus e Sinistro (ou seria Rasputin?).
Além disso temos um Cable que realmente assusta. Al Ewing teria dito que seu nome agora seria Xible por ter se mesclado com Xilo, a história viva de Arakko. Não sei se acredito nele ou se fico preocupado.
Daqui 1000 anos a coisa fica um pouco mais familiar, mas não menos estranha. A quimera Rasputin de Potências de X volta, mas não está sozinha, vemos um personagem parecido com Odin, mas que não é ele com um cajado que lembra a tiara de Tempestade. Kieron o descreveu como “Wolverine encontrando pela primeira vez o Velho Logan”.
Tia Fortuna, híbrida de Dominó e Noturno, está morta já faz muito tempo e tem um corpo etéreo ligado a um cérebro flutuante numa jarra. Pois é.
Não há ainda como juntar essas informações e identificar os pecados do vilão, mas está claro que a manipulação genética que promoveu é algo que vai além ao que já vimos nos quadrinhos.
Origem sinistra
Em Immortal X-Men #8 fica claro algo que já sabíamos: grande parte do conhecimento genético de Sinistro veio de ensinamentos cedidos por Apocalipse. Porém, há algo muito mais sinistro no ar quando a vida – e a morte – de Nathaniel Essex.
Em X-Men #11 Ciclope encontrou Dr. Extasies, aliado da Orquídea (logo, odeia mutantes) e um dos quatro clones de Essex, seguindo os naipes de baralho. Ouros (ou diamante, traduzido do inglês) é o que mais vemos, agora temos Paus.
Espadas surgiu do nada também, mas em X-Men Red #10, como Obis Stellaris, o líder tecnocrata do mundo chamado Farm World. Aparentemente ele comandava os vilões chamados Progenitores e ainda dava suporte para a sabotagem arquitetada por Abigail Brand – ou melhor, Abigail Thanriaguiaxus. Também estava por trás do ataque de pelancas de Vulcan.
Copas (ou Hearts – Corações) me surpreendeu mas era óbvio. Nas página de Legion of X – literalmente a Legião de X – surgiu uma figura misteriosa e bem diferente. Uma mulher de pele vermelha e roupas brancas, meio espiritualizada (!?) demais… Ligada à magia talvez?
A entidade chamada Mother Righteous (a Mãe Justa?) aparentemente “deu” para Banshee um poder cósmico ancestral do espírito da vingança, mas que teria se transformado em algo diferente: o Espírito da Variação, Vox Ignis. Um(a) Sinistro(a) com poderes místicos com a capacidade de manipular um Espírito da Vingança é no mínimo assustador.
Como o mundo (e o universo) sobreviverá?
O fim de Krakoa?
Sabemos que não é só Sinistro que tem brincado com genes mutantes por aí. Sabemos também que o fator Moira muda tudo, mas não sabemos o quanto isso irá mudar o que vemos hoje. Tudo é caótico demais para meu gosto… Porém, não gostaria de ver o fim de Krakoa agora. Gostei muito de como Jonathan Hickman começou o quadrinho e não sei se quero ver seu fim.
Porém, em Powers of X #1, quando é explicado o que são as quimeras da linhagem de Sinistro, é falado do início e seu fim. A primeira geração foi criada em poços de reprodução em Marte até os 16 anos, posteriormente foram levados para defender Krakoa até sua queda 30 anos depois.
A segunda geração mesclava duas DNAs diferentes enquanto a terceira geração de quimeras poderia mesclar até cinco! Porém, a quarta geração, baseada apenas em mutantes nível ômega, foram produzidos com uma mente de colmeia corrompida que destruiu 40% da população mutante restante e causou a queda de Krakoa. Estes seres cometeram suicídio em massa colapsando Marte e os poços de reprodução, convertendo-se em uma singularidade.
Tenso?
Sins of Sinister #1
Sins of Sinister #1 foi lançado 25 de Janeiro de 2023 nos EUA e fez o barulho que você pode imaginar. Toda a confusão e caos da história me anima e me assusta ao mesmo tempo e… Bem, se antes haviam spoilers agora temos Spoilers Sinistros (ou de Ouros?).
O plano de Sinistro é razoavelmente simples: infectar todo ser vivo do planeta com seu gene “cavalo de Tróia”. Para que seu plano finalmente funcionasse ele precisou lidar com uma variável, a mutante Hope. Após sua infecção o restante foi fácil, tanto que o Conselho de Krakoa (Sinistro) decidiu por ampliar os protocolos de imortalidade (ou ressurreição) para todos os seres humanos – facilitando ainda mais a infeção.
Este “cavalo de Tróia” além de trazer a maldade da pessoa a tona também permitia que Sinistro a dominasse… Agora pense bem, até o momento quantos mutantes foram ressuscitados e, veja bem, até o Capitão América foi ressuscitado ao final de Dia do Julgamento Final. Sim, todos agora são Sinistro.
Mas existem as exceções. De alguma maneira Sina e Mística não sucumbem ao controle de Sinistro e se unem à, agora procurada, Tempestade. Ororo entendeu que havia algo errado em toda a articulação do Conselho e, no final, Sinistro se mostra como o agente manipulador de tudo. Seu plano levou cinco anos para se concretizar e dizimou os Eternos e os Vingadores. Além disso aniquilou Thanos, Doutor Destino e Wanda para que estes não o atrapalhassem. Até Asgard e o Inferno foram atacados para permitir sua dominância.
Para deter Ororo o planeta Arakko foi destruído – mas a morte de Tempestade não foi confirmada.
Todo esse desespero de Sinistro para dominar tudo tem um motivo – bom ou mal, mas tem. O problema que Sinistro tenta resolver é que a hiper-I.A. de categoria planetária Domínio eventualmente consumirá tudo no planeta Terra, a solução seria então tornar o planeta em um Domínio antes de ser consumido. Sim, isso remete à detalhes de Poderes de X, lançado em 2019.
Quando o índice de Inteligência da Espécie passa de 100.000.000, acima de Fortaleza, quando uma rede de até cinco Titãs – sociedades onde a inteligência convergiu no espaço-tempo em uma singularidade. Na Escala Kardashev um Domínio pode ser composto até por 112 Titãs, ou ter um índice de 1.120.000.000. Os únicos temores de uma sociedade Domínio são seres primordiais como Galactus e a Fênix.
A questão, no entanto, é mais complicada quando se cria uma metodologia para isso. E aqui a coisa fica mais complicada ainda, Sinistro não economizou em bizarrice?
- A Máquina Moira – que permite reiniciar a linha do tempo diversas vezes – é utilizada para evitar erros.
- A dominação do banco de dados de DNA de Krakoa permite que domine a vontade de qualquer mutante.
- Usar essa posição para dominar a Terra.
- Utilizar todo poder e criatividade mutante para pesquisa e atingir Domínio o mais rápido possível. O método mais óbvio – sacrifício da população em massa – é lento demais até com os tanques de reprodução. Criar o verdadeiro conjunto de poderes e atingir o potencial mutante, sem se importar com a ética.
- Reiniciar a linha do tempo, capturar pesquisa do futuro e trazê-la para o presente.
- Transcender a realidade e tornar-se algo mais significativo e profundo que um deus, fora do espaço e do tempo.
- Vangloriar-se
Isso tudo em apenas uma edição e já quero mais – talvez apareça um símbolo de Ouros na minha testa mas tá tudo bem, posso esperar mais um pouquinho. Heh.
O que será que vem por aí?