O que acontece com a Nintendo amiguinhos? A empresa japonesa que realizava meus sonhos gamers não evoluiu comigo e meus gostos, tudo bem entendo que é preciso fazer dinheiro mas me parece que a Nintendo perdeu um pouco o jeito de se fazer as coisas. Como um nintendomaníaco como eu, com diversos consoles da empresa na coleção e com um altar em homenagem ao Super Mario poderia dizer isso? Bom, assisti a Nintendo Direct 2016 e me doeu a alma.
O presidente da Nintendo Europa, o Sr. Satoru Shibata é um executivo bem pago que gosta de jogar os games da empresa… por isso a GIF aí em cima mostra o entusiasmo dele ao demonstrar o mais novo acessório de sucesso da empresa… um botão com uma pulseira para se usar no game de “atividades físicas” chamado Yo-Kai Watch. Vergonha alheia define bem emu sentimento agora e mostra bem o que a empresa quer vender: algo inapropriado para um publico ansioso por novidades.
Se você não assistiu acabou que perdeu a chance ver Nintendo avacalhando de vez a franquia toda de Metroid com um vídeo ruim de um jogo ruim. Sei que existe um público para este tipo de jogo mas é um povo muito diferente daqueles que jogavam Super Metroid até o olho sangrar no Super Nintendo, ver que Metroid Prime evoluiu para isso é meio que uma ofensa.
Kirby a bola rosa de jogos de plataforma agora está usando uma roupa de robô-Kirby em Kirby: Planet Robobot… esse jogo é o claro exemplo de uma ideia “genial” de alguém que não sabe o que está fazendo. Vamos colocar um personagem carismático e rosa destruindo coisas e colocando fogo em outras enquanto está em um robô *aham* gigante. Que triste cara.
Mais um Paper Mario, chamado de Color Splash o jogo é simplesmente igual aos outros. E sim, eu joguei todos os outros.
Mas a Nintendo não esqueceu os jogos velhos que me prenderam por tanto tempo e realmente fizeram parte da minha vida, claro que não. Você poderá jogar os jogos que você comprou há vinte anos atrás novamente para joga-los no console portátil que tem seu hardware atualizado a cada seis meses. Estou falando de jogos que não são mais clássicos por falta de espaço pois falo de Pilotwings, Super Mario World, F-Zero, Super Mario Kart, Earthbound, Donkey Kong Country 1 e 2, The Legend of Zelda: A Link To The Past e Super Metroid… todos no Virtual Console exclusivo do 3DS, acredito que você terá que pagar mais para joga-los no Wii U.
Tenho a maioria desses jogos para SNES, prefiro jogar no meu console velho mesmo.
Se preferir você pode se frustrar como eu no vídeo completo da apresentação da empresa abaixo.
Óbvio que a Nintendo não é mais a empresa da minha infância, a que me fez comprar Super Nintendo do Paraguai, que fez minha mãe suar para comprar um Nintendo 64 apenas para eu vendê-lo junto de meu GameBoy Color para comprar um GameCube, sei que também não são mais os revolucionários que iriam mudar o mundo com o Wii ou meu 3DS do Mario Kart… mas sinto saudade disso. A mágica acabou? Pelo que eu consigo entender de uma produtora de games e consoles a Nintendo se transformou em apenas mais uma produtora de jogos.
Quanto tempo irá demorar para os jogos do mario serem lançados em consoles da Sony?