O santo (?) Graal da Marvel Comics irá mostrar as caras e isso não parece muito bom.
A Marvel Comics passou anos regando semente para o que pode ser mais uma reviravolta temporal desde que alguém desistiu de fazer o Homem-Aranha fazer pacto com o diabo. Tudo está ligado a Timeless, a minissérie que originou o atual arco de histórias dos Vingadores, tudo indica que o Graal está ligado à Reed Richards e – de alguma forma – à Guerras Secretas.
No novo arco de histórias dos Vingadores muita coisa tem acontecido, mas a busca pelo Missing Moment (Momento Perdido?) de Kang ainda se faz presente em diversos momentos da trama. E sua ligação com o Graal pode ser íntima.
Siga com cuidado pois SPOILERS podem surgir. A notícia é referente a novidades de Avengers #29, que será lançado nos EUA dia 27 de Agosto de 2025.

Por que o Momento Perdido importa?
O preview de Avengers #29 mostra que a Marvel está finalmente tirando esse conceito da gaveta depois de plantar a semente em Timeless (aquela minissérie que ninguém leu). A Corte do Crepúsculo, orientada por Myrddin continua em pé na Casa de Vidro em um local nulo no espaço tempo. Aparentemente eles não conseguiram recuperar o Momento Perdido, mas ao reunir seu grupo o mago aponta que não é um herói e nem o poderia ser, porém ele conhecei heróis que salvaram diversos mundos e, aqueles que não puderam ser salvos foram vingados.
Nada tira da minha cabeça que estamos vendo simplesmente um Doutor Destino de uma realidade alternativa que recuperou heróis da época das Guerras Secretas para criar uma equipe capaz de vingar os mundos perdidos naquela saga. Mas leve isso como especulação pessoal.
O Momento Perdido poderia ser um espaço de tempo onde sobreviventes de realidades alternativas puderam fugir – ou ser salvos. É notável que tudo que é confusão temporal desemboca no universo 616 da Marvel. Miles Morales, Motoqueiro Fantasma Cósmico, Gwen Aranha são só alguns dos nomes de “refugiados” de outras dimensões.

A arquitetura da confusão
Em Dezembro de 2024 vimos em Timeslide #1 um resumo do que seria o ano de 2025… Mas visto do futuro. One World under Doom, os assassinatos vistos em Imperial, Era da Revelação, Ultimate Incursion (o final da nova saga dos personagens “supremos”) entre muitos outros foram anunciados lá. Pelo visto o tempo está quebrado (de novo?).
Os personagens existir simultaneamente em múltiplos pontos da história e reescrever eventos criando linhas temporais alternativas são habituais em todas as histórias em quadrinhos de qualquer editora. Mas e quando chega no ponto que fica insustentável criativamente?
Isso mesmo Guerras Secretas reboot.
A Marvel Comics precisa desesperadamente de uma forma de limpar a bagunça do multiverso pós-Guerras Secretas já faz muito tempo. O que espero dessa bagunça? Confusão e novos gibis com o #1 na caba para alavancar as vendas. Edição de Colecionador de novo.