A DC Comics decreta o fim da Vertigo. E agora?
A DC Comics decretou o fim da Vertigo deixando fãs ao redor do mundo chocados. O selo trouxe ao mundo Sandman e seus spin offs, V de Vingança, Fábulas, Hellblazer, Preacher, Monstro do Pântano, Astro City e tantos outros ao mundo chega ao fim. Nomes como Garth Ennis, Neil Gaiman, Grant Morrison, Jason Aaron, Chris Bachalo e Frank Quitely, por exemplo, ganharam notoriedade mundial graças a este braço editorial.
Todas as publicações atuais do selo como High Level, Goddess Mode e American Carnage, serão finalizadas até o final de 2019.
A questão toda é que a DC Comics quer colocar sua marca em tudo o que publica e ter um maior controle editorial. A Vertigo é um bom exemplo de como uma editora grande poderia usar bem seu poder, apesar de ter lançado diversos clássicos não podemos dizer que tudo foi um sucesso de vendas.
O fim da Vertigo acompanha outros selos mais inexpressivos, principalmente para nós brasileiros. DC Zoom e DC Ink serão substituídos por DC Kids, DC Black Label e DC. Isso, separarão os títulos para crianças, para fora da continuidade e todo o resto. O público adulto parece que terá que torcer para que o DC Black Label seja pelo menos parecido com a Vertigo.
Sabemos que público adulto não é um filão tão grande do mercado quando a liga mais infanto-juvenil. Isso sem falar que a DC Comics não falou que com o fim da Vertigo ela deixaria de produzir quadrinhos adultos.
Já faz um tempo (né Didio) que a editora anda movendo seus títulos adultos para outras linhas. A incorporação oficial de Sandman ao Universo DC levou a criação de diversos títulos do mesmo estilo, mas fora da Vertigo no início de 2018.
A Vertigo que você conhecia dos anos 90 não existe já faz muito tempo e seria natural uma renovação. Mas mudar o nome de uma linha editorial extremamente elogiada por fãs e crítica só me leva a crer em pirraça pessoal de alguém do grupo editorial.
Infelizmente as HQs perdem um espaço valiosíssimo em uma editora gigante. Com o fim da Vertigo ficará mais complicado encontrarmos o próximo grande clássico adulto.
Só nos resta saber quanto tempo irá demorar até que a DC Comics faça alguma bobagem novamente. O recorde é de 127 dias sem besteira nenhuma.
5 respostas em “O fim da Vertigo”
[…] O fim da Vertigo […]
[…] O fim da Vertigo […]
[…] Fim da Vertigo da DC Comics […]
[…] originalmente em 1988 o quadrinho The Sandman se tornou um clássico imediato pelo finado selo Vertigo da DC Comics.. A história é celebrada até hoje e levou seu autor a ter diversos projetos em […]
[…] – A Caminho do Texas – Volume 1 de Garth Ennis e Steven Dilon: R$ […]