Não quero acreditar que uma música de Guerreiras do K-pop foi feita com IA.
O futuro chegou e a utilização de ferramentas duvidosas iria chegar às grandes produções inevitavelmente… Mas quando chega naquelas que temos apreço a situação fica pior, a música original Soda Pop de Guerreiras do K-pop foi feita com IA.
O Kotaku noticiou que Sherwin Wu, representante da Open AI na Coréia do Sul, teria postado em rede social – e apagado depois – que Vince, famoso produtor de K-pop, teria utilizado o ChatGPT na criação do hit Soda Pop.
Mas nada é tão simples assim.
A Netflix e a OpenAI teriam declarado que Vince usou o ChatGPT para ajudar a idealizar a música que acabaria se tornando “Soda Pop”, mas a IA não foi usada para gerar a música em si. Enquanto isso, como aponta o Kotaku, Rei Ami, uma das vozes originais da versão em inglês da animação, se posiciona extremamente contra o uso de IA – pelo menos em Guerreiras do K-pop.

Enquanto os Saja Boys não são flor que se cheire temos que louvar – mais uma vez – a dublagem brasileira. A adaptação da canção Soda Pop se tornou Meu Pequeno Guaraná no Brasil graças a criatividade de Marcus Eni, que também é diretor musical da animação.
“Eu adaptei a canção inteira primeiro, mas deixei o refrão em branco. Dei continuidade nas outras músicas e só então voltei para Soda Pop”, disse Marcus para a Billboard – aparentemente sem uso de IA.
É triste algo tão bacana ser trazido com a utilização de IA, porém, a versão em português do Brasil adaptada é inegavelmente muito melhor que a versão original.
Desculpa resto do mundo.