Categorias
Colunas

Liberdade de expressão não é para todo mundo

Quanto mais vivo, mais percebo que a liberdade de expressão não é para todo mundo.

Farofeiros, farofeiras e farofeires, estamos no ano 2025 e neste futuro diatópico não poderia imaginar que a liberdade de expressão não é para todo mundo.

Veja bem, até gente branca e rica nos EUA está sofrendo censura por falar o óbvio.

Aqui, se você fala que apoia pautas de esquerda é capaz de perder o emprego e – como é nosso caso aqui no FAROFEIROS – talvez nem consiga engajamento nas redes ou então não seja cogitado para receber patrocínios. E acontece direto viu.

Cansei de negar patrocínio de jogo de felino e afins, coisas ilegais surgem o tempo todo. Mas me causa estranheza quando veículos de extrema-direita, alguns racistas e misóginos, recebem muito de marcas que não tiram seu apoio financeiro mesmo quando eles “passam dos limites“.

Só um lado tem limites, enquanto o outro pode continuar a falar a cloropila que for que ainda vai ter empresa querendo associar sua marca a ela. Por espalhar mentiras (ou fake news) e golpes que tá tudo bem também… Agora falar de política de um jeito que beneficie a maioria da população tá errado pro capital.

Ser inclusivo e respeitar as pessoas se mostra algo extremamente pouco comercial para as tais grandes marcas. Enquanto a esquerda vai para as ruas com a bandeira do Brasil hasteada a direita estende a bandeira dos EUA no Dia da Independência (ou dependência?).

Mas é a gente que não pode ser patrocinado.

A parte boa é que podemos falar com orgulho que nosso posicionamento político (e até ideológico) está do seu lado, pensando e argumentando pelo bem da sociedade. Não como deputados que acham que a PEC da Bandidagem é uma ferramenta democrática. Não como deputados que querem anistiar criminosos.

Vivemos em um país onde os congressistas querem mais poder – incluindo liberdade para cometer crimes. A impunidade deve ser combatida e, para isso, precisamos da nossa liberdade de expressão para denunciar e cobrar aqueles que trabalham contra o povo se utilizando do nosso dinheiro.

Sei que não é todo mundo que pode falar o que realmente pensa no trabalho, na internet e até em casa. Sei que a liberdade de expressão não é para todo mundo, mas enquanto pudermos nos revoltar continuaremos aqui.

Não importa a pauta, mas é importante lembrar que sempre estaremos do seu lado.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *