$ farofeiros --status cerveja quente, farofa gelada ·
  • /colunas
  • /apoie

    E quando o Google morrer?

    Rodrigo Castro
    editor · farofeiros

    Quando o Google morrer o que a gente vai fazer?

    Farofeiros, farofeires e farofeiras, enquanto tento sobreviver ao septuagésimo sexto resfriado do ano me coloquei a vislumbrar o futuro e imaginar. Hoje muito do que construimos aqui no blog é em decorrência dos mecanismos de busca… Mas o que vai acontecer quando o Google morrer?

    Este sítio sofreu uma revolução quando comecei a aprender e aplicar conhecimentos de magia negra, o chamado Search Engine Optimization. Otimizar o conteúdo do blog para os mecanismos de busca fez com que muita gente encontrasse algo aqui no blog – mesmo que seja algo como o Conselho Latino Americano de Jornalismo.

    Porém, se tirarmos o Google dessa equação tudo pode se tornar mais assustador. Primeiro temos a questão da IA, onde análises mostram que os mecanismos de busca terão seu fim com elas. Mesmo assim, já passei por algo parecido na internet…

    Não é de hoje que estou na internet: xavequei no chat do UOL, fiz buscas de trabalhos escolares no Cadê e no AltaVista e até joguei Quake online em conexão discada. Já tive e-mail “grátis” da Globo.com que deixou de ser grátis e me ferrei. Já tive conta no SBT Online (a sigla era SOL). Já tive problemas com o email do Yahoo e com o backup de fotos do Picassa.

    Quando o Google morrer - Blog Farofeiros - Busca antiga

    E sabe como tudo isso se resolveu? Com um substituto.

    Hoje vivemos em um mundo que parece não funcionar sem o Google e suas ferramentas, mas já vimos muitos exemplos disso. Sem mencionar que a empresa não é infalível, ou preciso mesmo lembrar alguém do Google+?

    Sempre haverá alguém pronto para tomar o lugar do outro. Nunca ficaremos desamparados tecnologicamente neste quesito pois essas empresas não vão perder a oportunidade de ganhar dinheiro e afundar a concorrência. Mas tem algo bem importante que continua em todo e qualquer caso que mencionei acima.

    O ser humano.

    O serviço que usamos como alucinados – e não vivemos sem – ficará obsoleto em meses. Quem sabe se algo menos descartável, construído para realmente beneficiar o usuário no lugar de apenas lucrar, seja o ideal. O que o ChatGPT acha disso hein?

    Pensamento do Dia

    Até o Google Passa - Pensamento - ChatGPT - Blog Farofeiros

    E você, passarinho ou massa mutagênica? Só sei mesmo é que você deveria conhecer Abigail Thorn.

    Ajude a manter o FAROFEIROS independente

    Sem paywall, sem patrão. Só farofa e apoio de quem lê.

    apoiar_

    leia também/

    deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *