Em um momento de preocupação política americana a DC Comics coloca inusitadamente Dom Pixote e Lanterna Verde juntos pela primeira vez. O Lanterna Verde em treinamento John Stewart e o, agora comediante, Dom Pixote.
A seguir o review trará spoilers de Green Lantern and Huckleberry Hound Special #1 lançado dia 31 de Outubro de 2018. O gibi faz parte de uma linha que coloca os heróis da DC Comics ao lado de personagens clássico dos desenhos Hanna Barbera.
Katma, treinadora de John o coloca em uma situação para que ele aprenda uma importante lição. Às vezes as pessoas te atacam por atacar, mas normalmente elas te atacam pois lhes falta algo.
E por isso, sua arma, o anel energético, não poderá lhe proteger de tudo. A responsabilidade de usar o poder do anel em momento apropriado fica por conta do Lanterna Verde recruta. Por isso ela o trás para Terra para um desafio ainda maior, que é não usar o anel nas ruas dos EUA de 1972.
Dom Pixote não teve muita sorte na vida. Para sobreviver atual como um mal comediante stand up. Alguém que era amado nos desenhos animados, mas não é mais.
Depois de fazer piadas contra o presidente eleito, Richard Nixxon, foi tirado do palco a força e seu programa cancelado.
O mundo ao redor de Dom Pixote e Lanterna Verde mostra que o anel energético resolveria tudo. Mas aí entra o ensinamento de Katma, mostrando o que um Lanterna Verde fez a um mundo impondo ordem.
Dom Pixote e Lanterna Verde também mostra supostos cidadãos preocupados com a segurança. Julgando pessoas pela cor da pele e roupas os oficiais da lei causam exageros e obrigam o Lanterna Verde a mostrar seu poder.
A grande questão em Dom Pixote e Lanterna Verde é que John fica tentado a usar o poder do anel o tempo todo para resolver todos os problemas do mundo. Seu bairro, seus amigos e sua família estariam mais seguros em teoria. Mas isso o assemelha a outro Lanterna Verde, o chamado Sinestro.
Dom Pixote é uma âncora em sua realidade, o adulto que parou no tempo e tenta viver como pode. E durante um ato de abuso de força policial o Lanterna Verde precisa usar seu poder para conter a violência. Acaba salvando a vida de seu novo amigo também.
Uma história que mostra a realidade do mundo das últimas décadas. Mesmo do ponto de vista dos personagens fantasiosos podemos dizer muito bem que até no Brasil se vê atitudes parecidas.