Categorias
Games

Documentários de games

Nada melhor do que uns documentários de games para relaxar e se informar.

Sempre gostei muito de documentários. Talvez a culpa disso seja da TV Cultura que transmitia incansavelmente as aventuras de Jacques Cousteau. Mas recentemente descobri uma imensa quantidade de bons documentários de games. Isso mesmo, o útil se uniu ao extremamente agradável.

Comecei de maneira ignorante e sem noção acompanhando de maneira quase ininterrupta o desenvolvimento de Broken Age. Logo em seguida mergulhei de cabeça no documentário de Psychonauts 2 e um novo universo se abriu – obrigado Double Fine TV.

Estes não são documentários gamers, são documentários sobre os games.

Abaixo indico os melhores documentários de games que vi até o momento e, infelizmente, a alguns deles estão em inglês. Porém, não se aflija, todos eles tem a função CC e/ou legendas em inglês e isso habilita a tradução automática para o português para a versão web (pelo menos).

É imperdível, é sério… E como é grátis você não tem desculpas para não assistir.

Documentário de 20 Anos de Aniversário de Half-Life 2

Um dos marcos da indústria dos games é, sem dúvida, a criação de Hal-Life 2. Para celebrar o 20º aniversário do lançamento do game a Valve reuniu membros da equipe de desenvolvimento para falar sobre o processo de criação, como quase ficaram sem dinheiro, como foi quando foram hackeados, o que aconteceu quando foram processados pela nossa publisher, o nascimento do Steam e muito mais. Ufa.

A propriedade intelectual é um roubo: Nintendo e a pirataria

O canal Mimimidias vai onde nenhum outro gamer jamais ousou ir mostrando como a Nintendo lida com a pirataria. O vídeo ensaio é excelente, genial e merece que você o assista.

Muito importante para os fãs que desejam entender realmente a alma da empresa japonesa e suas políticas.

Double Fine Adventure

Double Fine Adventure é uma série documental produzida durante a criação do game Broken Age. O jogo produzido por Tim Schafer é um point and click moderno e com um visual muito charmoso. Tretas, atrasos, falta de dinheiro, tem de tudo, mas no final o jogo sai.

Ainda não joguei o game. Que vergonha.

The Amnesia Fortnight Movie

Desenvolvimento de jogos é um processo longo e cansativo. Porém no evento especial criado pela Double Fine os desenvolvedores precisam criar jogos em apenas cinco dias. Como isso acontece e que tipo de jogos saem você confere neste documentário.

The Amnesia Fortnight também foi produzido pela DFTV.

Atari Game Over

Sei que você não sabe o que é Atari e provavelmente mal consegue imaginar um jogo como o do ET. Então embarque em um documentário sobre este jogo ruim. Muito ruim.

Tão ruim que tiveram que enterrar suas cópias no meio do deserto.

Jogos de Esquerda

Este não é bem um documentário, mas um vídeo ensaio do canal Nautilus Link. Nele vemos algumas dicas muito bem embasadas de games de esquerda. Produzido com o auxílio de Doutor Patrô (desculpa) e Fernando Henrique do Holodeck.

Psychodyssey

Durante o desenvolvimento de Psychonauts 2 muito aconteceu: brigas, demissões, compra pela Microsoft e até a pandemia de COVID-19. Imagina o quanto isso impactou no jogo? Veja tudo (tudo mesmo) nesta longa – mas deliciosa – série documental.

Como Hyper Light Breaker virou um jogo de mundo aberto?

Este excelente documentário mostra toda a evolução do jogo Hyper Light Breaker que, como o título mostra, se tornou um belo jogo de mundo aberto.

Produzido pelo noclip que é um canal só de documentários de games. É sério.

Retrocompatibilidade

O Retrocompatiblidade é uma série de minidocs da marca linda e maravilhosa da família Jogabilidade. São diversos temas que abrangem o Atari até o Doom, recomendo simplesmente assistir todos!

Sem mencionar que tem o André, e o André é lindo.

A viagem de uma vida

Documentário que conta a história da produção do game Sea of Thieves, da Microsoft. Imperdível para os fãs de pirataria (brinks kkkkkk).


Gostou das dicas? Tem alguma para oferecer? Deixe aí nos comentários, a comunidade agradece demais!

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *