O FAROFEIROS faz 22 anos e ainda esperamos os presentes dos aniversários passados.
Farofeiros, farofeiras e farofeires, não foi da noite para o dia que este blog chegou aos 22 anos. Foi no meu lombo, nos erros e nos acertos, sempre tentando ser “a próxima grande coisa”. Infelizmente esse dia ainda não aconteceu para o FAROFEIROS, isso aqui não é tão especial assim no final das contas.
Todos os anos, ao chegar perto do aniversário do blog, penso em desistir. Investir o tempo e a energia em algo que possa me dar um retorno mais interessante. Dinheiro, reconhecimento, essas coisas importam… Mas deixaria de fazer algo que realmente sou apaixonado do jeito que gosto.
Tudo melhorou muito quando aprendi a lidar com os mecanismos de busca, mas não foi um divisor de águas. Não mudou tudo, tão pouco fez com que algo mudasse o suficiente para transformar este projeto em um negócio. Sim, um dos meus sonhos seria me sustentar financeiramente escrevendo aqui.
Houve uma época que havia muita propaganda boca-a-boca, principalmente quando me meti a fazer cobertura de evento de anime. Nesses eventos, quando me identificava era comum alguém comentar que “já havia ouvido falar do blog”… Na real podemos atingir tantas pessoas diferentes que até com especialistas colaborando não sabemos definir exatamente o público do FAROFEIROS
As redes sociais sempre foram um peso e nunca nos ajudaram – nem quando paguei por impulsionamento. Antes do Twitter morrer era avaliado internamente simplesmente deixar a rede, Instagram a gente não sabe o que fazer, Spotify praticamente nos ignora. O algoritmo é cruel em todos os lugares e ficar fazendo piadinha de 15 segundos para conseguir engajamento não é minha vocação.
Produzo quando posso e como posso, alguns textos demoram meses para ficar prontos, outros algumas horas… Mas agora temos os vídeos também que demandam uma nova gama de recursos e técnicas que ainda estou aprendendo.
O Youtube é ruim, não dá para elogiar muito, mas é onde podemos ver um crescimento do público. Podemos chamar a rede de vídeos de segundo lar praticamente, o conteúdo é diferente, mas a alma é a mesma. E, de todas as lives do FAROFEIROS o que mais se destaca é, sem dúvida, o Farofeiros Cast. O nosso podcast, no atual formato está chegando aos 200 episódios e quase 3 anos de vida. Algo para se comemorar também.
Queria poder dizer que o projeto não corre riscos ou então afirmar que irá durar para sempre. Não posso fazer isso, mesmo assim não me impede de planejar, ajeitar, arrumar e sempre querer melhorar para que um dia os 15 minutos de fama surjam. Ou não né!?
Pensamento do Dia
Temm dias que ninguém gosta de você e isso pode ser um sinal de fumaça.