É sério DC Comics, qual o problema de vocês? Tão lokão?
Estou perdendo horas de sono para escrever este texto nervoso com uma editora de gibis de bonecos. DC Comics, qual o problema de vocês?
Esse é um daqueles artigos que me emputecem e que atraem uma quantidade enorme de gente racista pela internet. Também é o tipo de artigo que preciso fazer, e também o que me motivo a falar de política o tanto que temos falado em um blog que era de bobajada e/ou cultura pop.
Lembro como Hollywood ainda retrata o México colocando pessoas com sombrero e colocando um filtro amarelo. Caracterizam mal e denotam um ar desevoluído, quase primitivo, em nome do entretenimento.
Dessa vez foram nos quadrinhos, mas já tivemos problemas nacionalidades não-brancas com a escolha do Mancha Solar no filme dos Novos Mutantes, racismo de “fãs” com o elfo negro em Anéis do Poder e, como não poderia deixar de ser, até beijo no gibi já foi problema para pastor que foi governador do RJ.
O mundo pop tenta evoluir, tenta se aproximar ao que a realidade deveria ser. Mas aí vem alguém com uma ideia genial e caga tudo…
Dessa vez a DC Comics contratou o artista Jorge Molina para fazer uma capa do personagem Kyle Reyner de Lanterna Verde, mas homenageando suas origens mexicanas, mais especificamente a obra “La Patria”. O artista chegou a postar o desenho em seu twitter, mostrando que se tratava de uma outra homenagem ao artista Jorge González Camarena, pintor mexicano.
Bem, tudo ia bem, até que parou de ficar bem. Alguém da área editorial achou que seria uma boa ideia alterar a imagem do artista para uma piada de extremo mal gosto.
Podemos ver claramente que o desenhista original pediu que fosse removido o crédito e, o que era uma homenagem, acabou se tornando uma piada. O pior é que alguém de dentro da DC Comics acreditou que essa alteração era uma boa ideia. Dizem que o Inferno é um lugar cheio de boas intenções, pelo visto a DC Comics também tem boas intenções, só que de um jeito totalmente errado.
A pergunta do título foi feita pelo meu amigo Chewbacca Jr., e até agora não sei a resposta.