Categorias
Colunas

Comunismo, veganismo e uva-passa

HOHOHO, comunismo, veganismo e uva-passa. Amém!

Farofeiros, farofeiras e farofeires, estou cansado de 2024 que parece não acabar nunca, cada dia que passa surge algo novo para nos assustar ou fazer passar raiva. Enquanto as tragédias de fim de ano estão se acumulando – como o lixo na cidade de Guarulhos – sou obrigado a ver a imprensa noticiando o Natal com comunismo, veganismo e uva-passa como se fosse algo ruim.

Veja, não sou comunista, não sou vegetariano (vegano?) e odeio uva-passa do fundo do meu coração, mas não acho que qualquer um deles seja um desabono para uma comemoração. Assim como existem religiões diferentes, assim como tem gente que come lasanha, outros que não gostam de peru, gente que tem uma família fora do padrão… Mas o comunismo, veganismo e a uva-passa irritou o jornal de uma maneira que virou matéria de destaque da capa.

Quanto mais crítico os meios de comunicação chamados de “tradicionais” mais ficam claras as suas intenções de ser uma ferramenta ideológica e não informativa. Podem até misturar uma coisa com a outra, mas usam o seu alcance para praticar algo que é, no mínimo, hediondo em um país com uma democracia recente e que ainda sofre com anistias militares da década de 1980.

Comunismo veganismo e uva-passa - blog FAROFEIROS

A carapuça que a imprensa brasileira gosta de vender – a de isenta – é provavelmente o que mais tem impulsionado o ódio e o medo na população geral. Obviamente que as redes sociais fazem parte dessa bagunça, esses veículos de “comunicação” se esforçam em mostrar o extremismo de direita por pura conveniência e, obviamente, mais cliques. Com a desculpa de ser “isento” declaratóriamente mostra o que a extrema direita faz e ainda divulga ideais liberais como se fossem o “lado correto”, sendo que é, na verdade, aquele que irá lhe trazer mais lucro.

Os grandes jornais e sites são grandes negócios, dirigidos por ricos que querem ficar ainda mais ricos. Nada como induzir pessoas a acreditar naquilo que irá lhe trazer mais dinheiro, não é mesmo?

E aí, a nossa opinião, o nosso medo, vira uma arma de mudança de acordo com nosso voto. A extrema direita é amiga da grande mídia no mundo todo, dona de diversos meios de comunicação e redes sociais. Eles querem vender que o comunismo, veganismo e a uva-passa estão contra você apenas para ganhar mais dinheiro com seu sofrimento.

O que vamos fazer contra isso em 2025? Que tal apoiar sites e perfis de notícia independentes que podem te ajudar a analisar criticamente as notícias?

Pensamento do Dia

Karl Marx - Se a aparência e a essência das coisas coincidissem a ciência seria desnecessária - blog FAROFEIROS

O Imperador Musk já te ajudou a redefinir a farofa que é a sua vida?

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *