Bem-vindo ao Como sobreviver ao fim do mundo #3!
Imagine só: um mundo devastado, onde as ruas estão cheias de carros abandonados, edifícios em ruínas, e, muito pior, sem sinal de wi-fi. Se você não for uma Hermione Granger de posse dum vira-tempo para voltar ao passado e mudar o presente, provavelmente destruindo o universo no processo, conhecimentos em tecnologia serão fundamentais para sobreviver num horizonte de destruição do planeta. O Como sobreviver num mundo pós-apocalíptico #3 irá te ajudar nisso.
Se você está enfrentando uma catástrofe climática de proporções épicas, um planeta após o choque com um meteoro, uma pandemia doida transformou o seu chefe em zumbi ou em qualquer outro mundo ainda mais caótico e desolado, saiba que saber reparar circuitos, carros e equipamentos, ou ainda fazer umas paradas maneiras com as próprias mãos pode ser a diferença entre sobreviver e se tornar parte do cenário. E ainda te colocar bem na fita com a hoi polloi, já que ninguém vai querer “passar” quem manja dos paranauês…
Vamos lá, meu Robert(a)(e) Neville!

1. Eletricidade, eletroeletrônica e informática
Segurança e conhecimento básico em eletricidade
Com segurança, pelo amor de Tupã, então o primeiro passo é aprender de fato eletricidade e seus riscos e perigos. No mínimo, faça um curso de eletricidade básica e conheça as normas de segurança, como a NR-10. Não adianta nada sobreviver ao fim do mundo e morrer de choque numa árvore de Natal, se manca!
Habilidades básicas em eletricidade e energia, como leitura e interpretação de desenhos técnicos e instrumentos de medição permitiriam que você criasse dispositivos e ferramentas úteis para a sobrevivência diária. Isso poderia incluir a construção de sistemas de bombeamento e de purificação de água e ar, carregadores de bateria, equipamentos de cozinha, sistemas de refrigeração, entre muitíssimos outros. Seja o seu próprio Lucius Fox.
Geração e armazenamento de energia elétrica
Com a falta de redes de distribuição de eletricidade, internet e outros serviços essenciais, a tecnologia te colocaria num estado primitivo. Os dispositivos eletrônicos seriam raros e inutilizáveis sem uma fonte de energia adequada. Ou sejaocê vai precisar gerar e armazenar eletricidade, seja pra sua nova cafeteira italiana ou pro desfibrilador que vai salvar a sua sogra. Corrente contínua é fácil de armazenar em baterias, mas corrente alternada é bastante mais versátil. E mesmo se você tiver um Pikachu como fonte, precisará saber como funcionam geradores elétricos, resistências e aquecedores, cabos e fios, isolantes e condutores, motores e inversores de frequência, transformadores e baterias, pra começo de conversa. Saber de painéis solares, se ainda houver sol, sobretudo, não é opcional.
Você pode se estabelecer numa área que permita instalar e manter uma usina termoelétrica ou pequena central hidrelétrica (PCH), fazenda eólica ou usina solar. Ou todas, preferencialmente, meu Magneto!
Iluminação e refrigeração
Se você não é o Demolidor, e eu tenho certeza que não é, vai precisar de luz. Aprenda a fazer instalação e reparos de lanternas, lâmpadas e luminárias. Precisará também conhecer de tecnologias de iluminação, como velas e lamparinas a óleo e querosene, lampiões a gás, lâmpadas incandescentes, mas sobretudo de LEDs, que brilham muito e consomem pouca energia.
Sistemas de aquecimento (como, por exemplo, no caso de um meteoro colidir com a Terra e tampar o Sol) ou aquele ar-condicionado maroto em 16 graus centígrados (como deve ser, não é Pedro Octávio???) para refrescar no caso de um vulcão a la Pompeia, exigirão muito conhecimento para mantê-los em funcionamento. Mais fundamental ainda: freezers e refrigeradores para manter a sua comida saudável e sistemas de purificação de ar para manter o seu bunker habitável. Melhor saber o básico agora pra manter a cabeça fria – literalmente – depois, meu Tocha Humana!
Hacking e reparos em circuitos eletroeletrônicos
Hackers éticos poderiam ajudar a fortalecer as defesas de comunidades pós-apocalípticas, além de reparos em equipamentos de uso diário, mas também agindo contra ameaças, identificando vulnerabilidades e fornecendo soluções para proteger sistemas contra ataques. Eles também poderiam ajudar na recuperação de sistemas comprometidos e na mitigação de riscos de segurança.
Por fim, vamos falar sobre reparos em circuitos. Podemos aplicar o princípio da Navalha de Occam, que sugere que a explicação mais simples tende a ser a correta, isso significa que devemos identificar o problema mais evidente e buscar soluções diretas antes de considerar opções mais complexas. Em outras palavras, devemos evitar complicar desnecessariamente o processo de reparo. Procure por pontos com maus-contatos, oxidação, condutores partidos, geralmente as causas mais frequentes são as simples de resolver. Muito provavelmente não tem um alien impedindo a sua geladeira de funcionar não, ô Ellen Ripley!
Mas, e falando de reaproveitamento e adaptações? Em um sentido mais amplo, o hacking é capacidade de explorar, modificar ou reutilizar algo de maneira não convencional ou criativa, independentemente do domínio específico. O termo foi utilizado originalmente para descrever a exploração criativa e aprofundada de sistemas de computadores. No entanto, ao longo do tempo, seu significado se expandiu para incluir outras áreas, como eletrônica, engenharia, biologia e anatomia (biohacking), entre outras. Isto pode incluir o desbloqueio de recursos ocultos, a modificação de dispositivos para fins diferentes dos previstos originalmente ou a resolução de problemas de maneiras não convencionais. Podemos dizer que é uma forma aplicada e prática da engenharia reversa.
Esqueça o “hacker da Vaza-Jato“, que é só um estelionatário. Pense no Andrew, de “O Homem Bicentenário”, que ultrapassa suas limitações de robô através da busca de soluções criativas e conhecimentos técnicos aplicados, “hackeando” a sua própria existência através de modificações no seu corpo robótico.
O conhecimento hacker pode ser usado para reparar e manter equipamentos e tecnologias essenciais, mesmo em condições adversas. Pode-se improvisar peças de reposição, consertar dispositivos eletrônicos, adaptar tecnologias existentes para atender às necessidades emergenciais e recuperar informações valiosas de sistemas danificados, como, por exemplo, para recriar bibliotecas. Diria que hackers são bem úteis pra atuar nesse nosso experimento mental de tentar sobreviver no caos.

2. Comunicação
A instalação, operação e manutenção de sistemas de comunicação analógicos envolve o cuidado e aprimoramento dos componentes e equipamentos utilizados para transmitir e receber sinais analógicos. Blá-blá-blá? Talvez, nobre Max Rockatansky! É importante ressaltar que, embora a manutenção de sistemas de comunicação analógicos ainda seja relevante em algumas áreas, a transição para sistemas digitais tem sido amplamente adotada devido às vantagens oferecidas, como maior capacidade de transmissão de dados, melhor qualidade de sinal e recursos avançados de processamento.
Sistemas digitais precisam de complicados sistemas logísticos para seu funcionamento, provavelmente as redes de telefonia e a Internet estariam entre aa primeiras coisas a colapsarem num evento desta natureza. É mais fácil os satélites da Space Karen do Twitter chovendo na sua cabeça, minha Pequena Eva, que te ajudando a se comunicar neste horizonte devastado.
Rádios de duas vias são dispositivos portáteis que permitem a comunicação direta entre duas ou mais pessoas. Existem modelos analógicos e digitais disponíveis. Eles podem ser usados para comunicações de curto alcance, desde que os participantes estejam dentro da faixa de alcance dos rádios. O Brasil ainda não opera rádio digital, então é provável que algumas estações fiquem em serviço, mesmo que sejam só avisos de utilidade pública.
E se você tiver acesso a um rádio amador poderá tentar entrar em contato com colegas que possam estar dentro do alcance. Isso pode ser útil para estabelecer comunicações de longa distância em um ambiente pós-apocalíptico, onde a infraestrutura de comunicação convencional pode estar inoperante. Seu nome pode ser Rádio!
Se você estiver a uma distância onde a comunicação por voz não é possível, é possível utilizar sinais luminosos para se comunicar à noite. Pode-se usar lanternas, espelhos, laser ou qualquer outra fonte de luz para transmitir mensagens em código Morse, por exemplo. Não precisa ser o Q do 007 para trabalhar com sinalização luminosa.
Se houver dispositivos eletrônicos digitais disponíveis, como telefones celulares ou tablets com bateria carregada, é possível utilizar aplicativos de mensagens pré-instalados ou programas de comunicação offline para enviar mensagens de texto ou até mesmo fazer chamadas, desde que haja alguma rede celular ou wireless disponível. Mas a esperança é a última que morde, Chuck Noland!
Sons altos e distintos também podem ser utilizados para transmitir informações. Sirenes improvisadas ou qualquer outro objeto capaz de produzir ruídos audíveis podem ser usados para transmitir mensagens codificadas. Nos intervalos, faça o V tocando Overture 1812 ou o Andy tocando Mozart pros zumbis lá do lado de fora do seu castelo do Koopa.

3. Transporte
Baterias e motores, sobretudo, serão fundamentais para transporte. Por incrível que pareça, motos e carros elétricos são muito mais simples que os seus pares à combustão. Sendo assim, habilidades em eletrônica de potência será bastante úteis para manter e adaptar veículos. Mas não só de eletricidade se constrói o nada admirável mundo novo, saiba também de veículos a combustão.
Reparo e manutenção de equipamentos de transporte
Torne-se especialista em carros e caminhões, bicicletas e , motos, ônibus e trens, tratores e tanques de guerra. O bom de saber mecânica é que é escalonável, não importa o tamanho do brinquedo. Aprenda a diagnosticar problemas mecânicos, trocar pneus, reparar sistemas de freio, substituir filtros de óleo e ar, e fazer a manutenção regular dos veículos. Conhecimentos em mecânica de automóveis serão valiosos para garantir a mobilidade e o transporte eficiente de pessoas e suprimentos.
Torne-se um ás da mecânica de motos também, pois são infinitamente mais ágeis. Aprenda a realizar reparos básicos como trocar correntes, ajustar a suspensão e resolver problemas de ignição. Mantenha-as funcionando, já que motocicletas também são econômicas, ideais para se movimentar rapidamente em um mundo assim. E ainda você sair por aí de Vespa, tal qual uma personagem de Quadrophenia…

4. Metalurgia, fabricação e construção
Fabricação
O domínio de técnicas de construção e de fabricação mecânica, como solda, fundição de metais e marcenaria podem ser usadas para construir e reparar abrigos improvisados, fornecendo proteção contra os elementos e possíveis ameaças. Você pode soldar estruturas metálicas e criar estruturas de madeira para criar um espaço seguro para se abrigar, já que as cidades podem estar abandonadas, com prédios em ruínas, estruturas destruídas e deterioração por falta de manutenção. É o seu trabalho recuperá-las, meu Theo Faron!
Além disto, podem dar propiciar condições de fabricação e reparo de armas, a segurança pessoal é uma preocupação constante. A solda pode ser usada para fabricar ou consertar armas improvisadas, como lanças, facas ou até mesmo armaduras, já que sabemos que a maior ameaça numa guerra de todos a todos são os humanos. Ainda você pode criar suas próprias ferramentas e equipamentos necessários para sobreviver, como encanamentos, Mario. Por exemplo, você pode soldar um suporte para cozinhar em fogo aberto ou construir prateleiras para armazenar suprimentos. Nos veículos ainda disponíveis, a solda pode ser usada para reparar danos na carroceria ou na estrutura, permitindo que eles sejam utilizados para transporte de pessoas e de carga.
Saber como fundir metais permite criar toda sorte de objetos a partir da reciclagem de sucatas, que transforma lixo metálico em recursos valiosos, e você pode até confeccionar um anel preciso. Ou seja, o novo mundo já começa social e ambientalmente correto. As técnicas básicas envolvem encontrar uma fonte de calor, coletar sucatas, separar e limpar os materiais, para fundi-los com segurança. Alguns dos metais mais fáceis de fundir e trabalhar são o alumínio, o ferro, o bronze (uma liga de cobre e estanho), o chumbo (útil pra fazer aquele terninho contra radiação), a prata e o ouro. Boa sorte, Tony Stark!
Aprender a arte e o ofício da marcenaria também será muito pertinente. Trabalhar com madeira pode ser aplicada na recuperação e aproveitamento de recursos valiosos, como madeira de demolição e assim construir moradas, fazer reparos, criar móveis e utensílios. Ela também pode ser propícia à fabricação de arcos, flechas, arpões e outras armas de curto e médio alcance para caça, pesca e defesa pessoal. Só não acabe crucificado cono aquele outro carpinteiro, o Bryan! Isn’t it good, Norwegian wood?
Outras técnicas modernas de fabricação incluem impressão 3D, usinagem CNC, moldagem por injeção, corte a laser, prototipagem rápida e fabricação aditiva metálica. Seriam bastante úteis para fazer uma prótese para substituir aquela rótula que o Bill Murray zumbi comeu e já falamos de indústria 4.0 aqui…
Tecelagem e confecção de vestuário
Adquirir habilidades em tecelagem e confecção de vestuário permitirá que você crie roupas duráveis, adaptadas ao ambiente também serão chaves à sobrevivência. Além disso, com elas, você poderá fazer reparos em suas roupas e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.
Como um bom Crood, aprenda a tecer tecidos a partir de fibras naturais como, bambu, lã, algodão e linho, usando um tear manual ou técnicas modernas para criar seus próprios tecidos. Domine a preparação das fibras, o fiar e a criação de fios prontos para tecelagem e explore diferentes padrões e técnicas para produzir tecidos únicos e adaptados às suas necessidades.
Desenvolva ainda habilidades de corte, costura e modelagem para criar roupas personalizadas. ajuste tamanhos, faça reparos e adaptações em suas peças de vestuário. Aproveite os recursos disponíveis e explore a criatividade na seleção de tecidos, combinação de cores e detalhes de design. Enfim, seja criativo para criar roupas funcionais e estilosas. O fim do mundo não é desculpa pra você estar mulambento! Aprenda costura manual, tricô e crochê, patchwork e outras técnicas de confecção de roupas, Edna Mode em potencial!

Por agora é isto, câmbio, desligo!