Você quer saber como ser mais inteligente? Conheça as melhores dicas!
Farofeiros, farofeiras e farofeires, há um sentimento normal que nos impulsiona para frente. Querer ser uma pessoa melhor, mais evoluída envolve também saber como ser mais inteligente. Não há uma receita exata ou fórmula mágica para que sua inteligência aumente, contudo existem tarefas que podem te ajudar. E muito.
São dicas que podem te ajudar na caminhada por uma vida mais interessante, sem se embrenhar em preconceitos e, no final, até se divertir. Entenda que existem diversos tipos de inteligências e que é impossível alcançar alto nível em todas elas. Ao passo que ser rico ou um carro importado financiado não é sinal de inteligência.
Confira nossas dicas de como ser mais inteligente e não passar vergonha falando besteiras na internet.
1. Curiosidade
Ser curioso é um bom exemplo de atividade que lhe trará bastante conhecimento em diversas áreas. Isso pode envolver desde trocar a resistência queimada do chuveiro até aprender a desenvolver sites. É certo que a internet é uma ótima fonte de informação – mas não de formação. Seja como for é preciso avaliar a fonte de informação corretamente e, se sua curiosidade for alimentada, mergulhar no que realmente lhe interessa. Música e política são bons exemplos.
A curiosidade de alcançar as estrelas, de testar pigmentos à base de óleo, de saber como funciona o medicamento apropriado para uma doença são exemplos curiosos de como a humanidade avançou, evoluiu.
2. Não basta ler, tem que entender
Algumas leituras não são fáceis, ler um livro sobre física quântica não lhe transformará em um especialista. No entanto, se sua curiosidade tiver este fim, é preciso entender que você não sabe tudo por assistir um vídeo no YouTube. É preciso se aprofundar no assunto.
Entenda, não é porque li sobre o palimpsesto do espaço-tempo que sou um especialista sobre isso. Também não adianta saber mais de 100 maneiras de falar f*d4-23 se não sabe como aplicar tal conhecimento.
Ainda falando sobre física, é certo que para conhecer mais é preciso começar pelo básico. Ou seja, comece pelo começo. Entender o que você está lendo é fundamental, se aprofundar, pesquisar, anotar e perguntar são ações imprescindíveis para quem quer aprender.
3. Jogue videogame
É brincadeira, mas não é. Alguns jogos podem desenvolver reflexos, ajudar no entendimento de outras línguas e criar novas conexões neurais literalmente brincando. Sem mencionar que é um divertimento que pode relaxar – mas evite battle royales e jogos com microtransações absurdas. É importante não passar raiva e não se viciar em mecânicas inescrupulosas.
O videogame deve ser levado como lazer, não como uma atividade obrigatória. E, é importante falar, você pode mudar por qualquer outra atividade recreativa que lhe dê prazer.
4. Pratique atividades físicas regularmente
Mente sã, corpo são – mas o contrário também é verdade. Constantemente é comum ficarmos horas e horas estudando e trabalhando na frente do computador, por exemplo, e por isso uma atividade física é importante.
A saúde é importante no aprendizado para simplesmente fazer a máquina que é seu organismo funcionar corretamente. Para o cérebro funcionar corretamente é importante que o resto do corpo também o faça.
Não estou falando para você começar a fazer crossfit ou entrar em uma liga de luta livre. Estou falando de fazer uma caminhada de 15 minutos diária.
5. Aprenda
Aprender é, talvez, a tarefa mais importante quando se fala em se tornar mais inteligente. E não falo da falácia de se tornar um intelectual e poder “destruir” com argumentos seus adversários. Se você aprender corretamente irá evoluir, e no lugar de enfrentar oponentes poderá argumentar corretamente contra opositores.
Esta é sem dúvida uma tarefa das mais difíceis, mas também é a mais importante. Como evolução pessoal é importante aprender o que você está estudando, a visão crítica nasce daí e a busca por soluções e mais diálogos se encontra à frente.
6. Não use metodologia para alcançar metas irreais
A pseudo-ciência é amplamente divulgada no mundo todo e muitos espertalhões vendem cursos, consultorias e treinamentos para pessoas como eu e você. Para atingir nossas ambições normalmente precisamos de ajuda e orientação, mas essas pessoas desenvolveram técnicas de marketing para que sua meta se torne absurda e, obviamente, inalcançável. Mas o pagamento a estes “profissionais” deve ser feito antes de você atingir todo seu potencial.
Sei o quanto é sedutor ter alguém lhe orientando sobre cada passo, sei o quanto é importante ouvir o quanto você está certo, mas isto é importante quando não envolve comércio.
Quem está ao seu lado são as pessoas que mais podem te ajudar nessas situações. E, entenda, se algo não estiver correto é importante procurar um psicólogo ou até mesmo um psiquiatra sem medo. Usar a inteligência na hora de um problema envolve consultar um profissional qualificado. Vendedor de cursos ou assessorias não são.
7. Cuidado com as fontes
Seja inteligente, não siga qualquer lista, principalmente aquelas que utilizam de estratégia de marketing, SEO e até promoções pagas apenas para roubar sua atenção e te fazer acreditar em baboseiras. Absorva cultura e conhecimento de fontes com notório know-how, conhecimento paralelo não pode ser em seu favor. Enquanto você perde, alguém está ganhando, muito.
Não adianta acreditar em Igrad Gaak ou saber o que é shakironill. Entender a Queda da Bastilha ou a representatividade política é diferente.
Pensamento do Dia
As vezes não é peciso pesquisa, apenas bom senso. Mas o neo pesadelismo está aí para te perturbar também, IA no modelo que estão criando pode ser extremamente perigosa.