Categorias
Colunas

Coincidência cósmica

Nem sempre é uma Coincidência cósmica. Ou não.

Farofeiros, farofeires e farofeiras, me ocorreu uma coincidência cósmica. Sabe, aquele momento em que você percebe que tudo está interligado, mas não está. É como se o universo estivesse tentando te dizer algo em chinês, mas você não sabe chinês.

Talvez você pense em uma pessoa específica e do nada ela aparece na sua frente segurando uma foto de vocês tirada em 1912. Ou então está falando sobre a banda No Doubt e, coincidentemente, a alguém ao lado começa a falar sobre o Don’t Speak. É como se fosse uma força invisível que conecta tudo via bluetooth.

Quantas vezes isso já aconteceu na sua vida? Provavelmente poucas, ou talvez nunca tenha acontecido de maneira convincente. A coincidência cósmica é praticamente um mito, algo que ouvimos falar mas nunca vimos de verdade.

É certo que muitas vezes estamos procurando por algo que não existe, e esperamos que as coisas aconteçam milagrosamente – matando assim a coincidência mas deixa isso pra lá. Talvez a coincidência cósmica seja apenas uma forma de tentar entender o caos do universo e seus habitantes.

Coincidência cósmica - Diversos Reed Richards contra diversos Surfistas Prateados e Galactus - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Nem todas as coincidências cósmicas são positivas ou agradáveis – muitas vezes elas podem ser confusas, frustrantes, tristes, bochantes, puro mimimi ou até mesmo assustadoras. Mesmo nesses momentos difíceis podemos encontrar conforto na ideia de que há uma ordem subjacente à aparente aleatoriedade do universo e tudo que nele há.

E não estou falando de que exista um propósito maior, pois não há. Não importa o que o livrinho diga, não importa o que o seu oráculo diga, a coisa é assim e pronto. Se eu estiver errado que estas palavras deixem de existir.

O filósofo Albert Camus teria dito: “Na vida, não há coincidências. Tudo é um resultado necessário. Mesmo a menor coincidência é parte de uma grande e imparável causalidade“. Não sei vislumbrar de maneira animadora a beleza e o mistério das coincidências cósmicas na vida e acho difícil demais acreditar que há sempre algo maior do que nós mesmos em jogo.

Mas, quem sabe, talvez em algum momento eu perceba que tudo está conectado e que cada pequeno evento na vida tem um propósito maior de gerar gases para serem expelidos de maneira involuntária em um elevador lotado. De preferência numa segunda-feira pela manhã.

Talvez a coincidência cósmica não seja apenas uma ilusão do observador, mas sim uma forma do universo nos dizer que estamos no caminho errado. Olhando aquilo que menos importa.

Enquanto a resposta do universo não chega, vamos continuar acreditando que a vida é cheia de surpresas e que, às vezes, as coisas simplesmente acontecem.

Pensamento do Dia

Pensamento - Albert Einstein - O acaso é o nome que Deus dá às coincidências - Blog Farofeiros

Por vezes precisamos pôr os irmãos à obra nas redes sociais mesmo com tirinha racista brotando em todo canto. Mas o que tá me pegando é o que não estão entendendo sobre o Novo Ensino Médio.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *