Categorias
Colunas

A SOPA esfriou e a PIPA do vovô não sobe mais

A SOPA esfriou, salvem a SOPA

A SOPA esfriou e este provavelmente será o post mais sério que já escrevi por aqui. Não que os outros não o sejam, mas eu sempre dou um jeito de avacalhar as coisas, mas dessa vez não. Se sair alguma avacalhada é por conta pura e simples do riacho universal de energia avacalhadora.

Na semana passada o mundo internérdico ficou atento a dois projetos de lei gringos, o SOPA (Stop Online Piracy Act) e o PIPA (Protect Intellectual Property Act). Os projetos eram super protecionistas, chegando ao absurdo de controle de propriedades intelectuais. Para tanto o FBI decidiu tirar do ar o site Megaupload que, como tantos outros, armazenam e distribuem mídia digital, não importa se é um arquivo TXT de sua criação ou a música nova do Justinn Bieber. Pois é, a SOPA esfriou.

A SOPA esfriou e a PIPA do vovô não sobe mais.
“Se o governo desliga a internet, fique calmo. e desligue o governo.”

E dessa vez tenho que dar o braço a torcer, o Anonymous finalmente agiu da maneira que deveria desde o começo: poucas luzes e muito show! Com a hashtag #OpMegaupload eles retaliaram outros sites por conta da ação do FBI.

E este foi apenas o início da brincadeira. A piada “não mexa com a internet” tem um novo significado agora e fico orgulhoso de poder ver isso. Mesmo que eu não saiba como descansar de férias.

É importante lembrar que as gravadoras não reclamam de propriedade intelectual quando alguma música “vaza” para o exterior e faz sucesso não? Estou falando de “ai se eu te pego, ai ai se eu te pego”. A internet não pode ter um dono, não pode ficar pactuar agora que a SOPA esfriou. Nunca pôde, a teia em que estamos grudados não é o patrimônio de uma pessoa ou grupo de investidores, a rede é um patrimônio da humanidade, visto as mudanças que tivemos nesses últimos vinte anos.

Nasci em uma época em que o máximo da telefonia móvel era um aparelho capenga no meio da rua que usavam FICHAS. E sem essas fichas não funcionava, hoje com um pequeno celular você faz um vídeo e manda para o email pessoal de sua mãe para mostrar que não está fazendo besteira na rua!

Anonymous, finalmente vocês mereceram usar a máscara de Guy Fawkes. Mas use com moderação.

Pensamento do Dia

Um edifício é um símbolo, como é o ato de destruí-lo. Os símbolos recebem poder pelas pessoas. Um símbolo, por si só, é impotente, mas com pessoas suficientes por trás disso, explodir um edifício pode mudar o mundo.

V, o da Vingança do Alan Moore.

Obs.: Quanto ao título desde artigo, confesso surpresa por nenhum brasileiro ter feito essa péssima piada antes. Talvez, por esse motivo, ninguém tenha reparado no melhor cosplay do mundo da última semana.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *