Fall of X: a Queda de X é a nova saga dos X-Men que parece dar um fim à era de Krakoa.
A era de Krakoa nos X-Men foi o que me fez voltar à gostar de verdade dos mutantes da Marvel Comics e, confesso, que a ideia da Queda de X não me agrada nem um pouco.
A Era de Krakoa é um marco criativo para todos os mutantes e, como tudo na vida, eles evoluíram… Essa evolução deveria ser permanente, afinal os mutantes precisam lutar contra um mundo que sempre encontra maneiras de cometer genocídio contra eles. Faz sentido não acabar, é a visão lógica.
X-Men: Before The Fall começa logo após Pecados de Sinistro e – pelo menos aparentemente – denota que será o fim de uma era. A seguir podem surgir spoilers de histórias que ainda não foram lançadas no Brasil.
Em Legion of X #10 vemos que a invasão de Nimrod Prime é um grande sucesso – apesar de ser destruído. Mas leva junto a entidade techno-orgânica Warlock, que tinha uma relação simbiótica com Krakoa. Em uma análise é mostrado que Nimrod conseguiu hackear os portais mutantes.
Finalmente acertaram o desenvolvimento de uma nação mutante, superior à Genosha e sem falsas utopias como na saga do Quinteto Fênix. Krakoa é a utopia em si, real e oficial – mesmo com todos os seus problemas.
X-Men: Antes da Queda, ou Before The Fall, colocará diversos títulos em toda linha mutante que irão explorar os diversos efeitos dessa trama no universo mutante. Os quadrinhos tem lançamento inicial marcado para Maio 2023 nos EUA.
Em Agosto de 2023 começa o Fall of X, a Queda de X e aí tudo foi pro ralo mesmo de maneira desanimadora na minha opinião. Confira os títulos anunciados até agora.
Para saber mais sobre o fim de Krakoa leia mais nosso artigo cheio de SPOILERS sobre X-Men: Hellfire Gala #1.
- BEETLEJUICE BEETLEJUICE, Tim Burton ainda se diverte
- Não dá pra ganhar no jogo do Tigrinho – Farofeiros Cast #198
- A coisa certa
Quadrinhos Antes da Queda dos X-Men (Before The Fall)
Sons of X #1
Filhos de X será escrito por Si Spurrier e desenhado por Phil Noto trará uma briga de titãs: Legião irá enfrentar Nimrod e a mente que destruiu Warlock enquanto Noturno – que não é mais ele mesmo – está nas mãos da Orquídea. E os aliados do Legião hein?!
Heralds of Apocalypse #1
O Apocalipse (ou .:[A]:.) voltou de Amenth! Escrito por Al Ewing (???) e desenhado por Luca Pizzari. Será que o Conselho Silencioso vai ter sua aprovação?
Mutants’ First Strike #1
A história escrita por Steve Orlando e desenhado por Valentina Pinti mostrara a investigação de um montal ataque mutante a uma inocente pequena cidade. Estrelando Jean Grey, Ciclope e Bishop com promessa de afetar todo o universo mutante (bocejo).
Sinister Four #1
Direto de Pecados de Sinistro veremos como será o desenrolar da trama dos quatro Sinistro. Será que seus planos de dominação apenas começaram? Escrito por Kieron Gillen e desenhado por Paco Medina.
Quadrinhos de Queda dos X-Men (Fall of X)
A Marvel Comics divulgou os títulos com a marca da Queda de X junto de um mapa para você ver onde está seu personagem favorito. O legal mesmo é que essas coisas raramente sem dos EUA, dessa vez tem até o Peru envolvido.
Uncanny Spider-Man #1
Você não está vendo coisas, este é o Noturno-Aranha mesmo… O aranhaverso está indo longe demais! Depois dos eventos do Hellfire Gala vemos Kurt Wagner em fuga e se divertindo pra valer (?!) com esse disfarce nem um pouco chamativo. O Fabuloso Homem Aranha terá argumentos de Si Spurrier e arte de Lee Garbett. Minissérie em cinco edições.
Uncanny Avengers #2
Em uma época que as relações entre humanos e mutantes anda conturbada a equipe ressurge para ajudar o mundo… E enfrentar a nova Irmandade de Mutantes. Textos de Gerry Duggan e arte de Javier Garrón. Minissérie em cinco edições.
Alpha Flight #2
Minissérie em cinco edições com textos de Ed Brisson e arte de Scott Godlewski. Bocejo canadense.
Children of the Vault #2
Que saudade do Hickman… A raça super avançada emerge com a queda de Krakoa prometendo ser a única e real salvação da humanidade diante da ameaça mutante. Bishop e Cable serão capazes de deter esta ameaça? Minissérie em quatro edições com textos de Deniz Camp e arte de Luca Maresca.
Dark X-Men #2
Minissérie em cinco edições escrita por Steve Foxe e com arte de Stephen Segovia que mostrará as consequências de uma falha dos X-Men e com Madelyne Pryor fazendo pataquadas.
Jean Grey #2
Minissérie em quatro edições escrita por Louise Simonson e desenhada por Bernard Chang. Essa história tem cara de What If, com Ciclope como hospedeiro da Força Fênix, mas, segundo a Marvel Comics, não é… Jean Grey não está onde ela deveria. É.
Astonishing Iceman #2
O sensacional Homem de Gelo terá uma minissérie em cinco edições com textos de Steve Orlando e arte de Vincenzo Carratú. Bobby Drake terá que salvar sua terra natal.
Realm of X #2
Magik está sem seus poderes e fará de tudo para consegui-los de volta em Vanaheim. Texto de Torunn Gronbekk e arte de Diógenes Neves. Minissérie em quatro edições.
X-Men #26
Pelo que entendi os mutantes irão cair festejando o casamento de Emma Frost com Tony Stark. Título mensal escrito por Gerry Duggan e com arte de Stefano Caselli. Título ligado à Invencible Iron Man #10 com arte de Juan Frigeri.
X-Men Red #15
Os ataques à Arakko não cessam e mistérios sobre o Pescador Rei começam a se resolver no único título que estou realmente interessado em ler desta leva toda. Título mensal com textos de Al Ewing e arte de Yildiray Çinar.
X-Force #44
Wolverine Sentinelas. Título mensal com textos de Benjamin Percy e arte de Robert Gill.
Immortal X-Men #15
O título mensal com texto de Kieron Gillen e arte de Lucas Weneck pergunta se alguém sobreviveu ao Hellfire Gala 2023. Acabou a imortalidade pelo visto.
Wolverine #37
Wolverine enfrenta o Hulk novamente, mas agora o gigante esmeralda está de cabelo comprido. Tudo isso enquanto Logan caça seus clones feitos pelo Fera. Título mensal com textos de Benjamin Percy e arte de Juan José Ryp.
O que vai acontecer depois da Queda de X?
Honestamente? Não sei não. Óbvio que a era de Krakoa seria passageira, mas acho que dava para segurar mais alguns anos isso tudo. Sem mencionar que essa queda vai ser um tombo enorme nas vendas também… E eu serei um dos que não vai querer se inteirar de mais mesmices de quadrinhos de boneco gringo.
Mesmo vivendo em uma ilha fictícia, com tecnologia baseada em plantas é inegável que Krakoa se tornou mais humano – mesmo com problemas em linhas temporais e tal. Se acabar mesmo, ficarei órfão de giizinho mais uma vez, já que o que Fall of X tem mostrado não tem me agradado nem um pouco.
O que vai acontecer depois da queda? Deixe nos comentários o que você acha que vem por aí.
2 respostas em “A Queda de X: Krakoa vai acabar em Fall of X?”
Sou um fã de Krakoa. Fico realmente triste em pensar que toda essa fantástica nação vai cair. E fico com raiva que na pobreza criativa utilizada, pois não dá pra engolir o fato de um lugar com milhões de mutantes, alguns com poderes inimagináveis, ter caído tão facilmente.
SIM!