Categorias
Filmes

Star Wars – Rogue One

O Império conseguiu persuadir um engenhoso cientista para completar a construção da arma definitiva para subjugar a Aliança Rebelde e qualquer planeta oposicionista. A Estrela da Morte tem o poder de destruir planetas com grande facilidade está quase com força total, mesmo assim acaba se tornando uma das maiores ameaças que já houve para a rebelião.

Existe a possibilidade da recém encontrada filha do cientista raptado pelo Império e um piloto imperial que também teria fugido com informações preciosas quando à Estrela da Morte, assim um grupo de rebeldes se une para tentar a qualquer cusco, obter os planos desta arma planetária e encontrar um ponto falho para a sua destruição.

 Crítica 

Personagens sem carisma e uma história que força situações para tentar comover o fã da saga. Não vi o empoderamento feminino esperado já que a protagonista, assim como o restante dos personagens, são desinteressantes. Pela internet vi pessoas dizendo que a batalha de Scarif era a melhor batalha espacial já feita e… bem, está bem longe disso. Chocar dois cruzadores imperiais foi legal, mas só ficou nisso de impressionante mesmo.

A parte boa e realmente interessante do filme é a relação que ele tem com o restante do universo Star Wars. Infelizmente este é o principal atrativo do filme. Star Wars: Rebels e Star Wars: Uma Nova Esperança estão presente em todos os cantos a todo momento, se você piscar com certeza perderá um easter egg… e é essa buscar por referências que deixa tudo diferente.

Star Wars - Rogue One - Blog Farofeiros

Rogue One tenta desesperadamente colocar novos poréns como colocar Mon Mothma solicitando que Bail Organa vá atrás de Obi Wan Kenobi. Algo do universo expandido também ressurgiu, o castelo de Darth Vader, com sua localização confirmada em Mustafar (sic sic sic), é colocado como uma possível ligação com o filme e Star Wars VIII já que Luke e Kylo Ren podem ter interesse pelo local.

No final tudo parece só ter servido de fundo para que soubéssemos apenas mais uma história qualquer que envolve a trilogia original e poderia ter sido feito no seriado Star Wars: Rebels. Sim, é interessante ver a história pela perspectiva de não jedis ou siths, mas não passa disso… não posso chamar de divertido já que a diversão mesmo são as referências, não a história.

  Leia mais sobre Star Wars aqui no Blog Farofeiros!

Novo Star Wars, Star Wars velho.

Felicity Jones - Star Wars - Rogue One - Blog Farofeiros

É claro que é interessante saber a origem do Esquadrão Rogue mas a barra é forçada até o limite para um final que só é importante e vale a penas pelas participações dos personagens que já conhecemos. Tarkin, Darth Vader, R2D2, C3PO, Bail Organa, Mon Mothma e Princesa Leia são o que fazem valer a pena assistir Rogue One. Mas está enganado quem acha que são só esses os rostinhos familiares desta galáxia muito, muito distante.

Dr. Evazan e Ponda Baba são uma dupla que arruma encrenca com Luke Skywalker no boteco em Tatooine pouco antes de ele e Obi Wan encontrarem Han Solo e Chewbacca pela primeira vez em Star Wars: Uma Nova Esperança. A nave Ghost da personagem Hera de Star Wars: Rebels aparece inúmeras vezes no filme, uma das vezes é em Yavin 4 e, quase sem querer a General Syndulla é chamada… este é o sobrenome de Hera e ainda temos a aparição de Chopper, o droid de confiança mas não confiável desta parte do universo, que pode ser visto rapidamente na base rebelde durante a batalha de Scarif.

Outra referência importante é a importante utilização da nave modelo Hammerhead, que empurra um cruzador imperial contra o outro, o grupo de Star Wars: Rebels são os responsáveis por essa “aquisição” da Aliança.

Durante esta batalha também vemos dois rostos bem familiares, o Líder Dourado e o Líder Vermelho que aparecem na sequência são gravações originais de Star Wars: Uma Nova Esperança que não foram usadas no corte final do filme… inclusive o Vermelho Cinco é abatido durante a batalha o que abre a vaga para que Luke Skywalker tome o lugar dele no “próximo” filme.

O droid K-2SO, de longe o melhor personagem do filme, é o escolhido da vez para soltar a celebre frase da saga “Eu tenho um mal pressentimento quanto a isso“.

Saw Gerrera é outro personagem de outra franquia de Star Wars, o personagem apareceu originalmente na série animada Clone Wars e em seguida na terceira temporada de Star Wars: Rebels com a promessa de aparecer muito mais. De todo jeito já sabemos qual é seu fim.

Algo que sempre deixou fãs ouriçados era entender como o Império deixaria a Estrela da Morte com uma falha na ventilação daquelas que pode destruir a estação toda é explicada de uma maneira interessante, a falha teria sido implantada por Galen Erso para que ela pudesse ser destruída como foi em Star Wars: Uma Nova Esperança.

Estava no trailer, mas não no filme

Há boatos de diversas refilmagens e até que o final seria outro, tudo isso graças à imagens que vemos nos trailers e que não estão nesta versão do filme nos cinemas. Abaixo você vê a quantidade de imagens não utilizadas que aparentemente contam a história de maneira bem diferente. Será que era para todos sobreviverem ao final?

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *