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Quando a propaganda é melhor que o game

Já caí em muita propaganda enganosa de jogo… muita mesmo… Alguns que prometeram diversão online garantida comprei até mais de um! Me explico: na época que comprei os jogos achava um absurdo pagar a internet e mais uma rede de jogos “generalizada” para um determinado sistema. Por exemplo, comprei Battlefield 4 para PS4, onde joguei o modo história, mas tive que comprar a versão para PC para poder jogar online com meus amigos pois eles só jogam via PC (menos o Chewbacca Jr. que é um vendido e sempre pagou PSN). 

Quando a propaganda é melhor que o game - Sean Murray - No Man's Sky

Foi assim com Mass Effect 3, foi assim com GTA V e o próprio Battlefield 4, acho que preciso falar de como eu sou dominado por World of Warcraft e minha mulher por Destiny. Minha vida é complicada, as vezes triste, mas é cheia de jogos… pelo menos se minha filha gostar de jogos velhos ela terá uma boa quantidade de títulos para me xingar. Fazem alguns dias que tenho discutido com meus amiguinhos sobre isso e agora é hora do textão!

Como era o game

No Man's Sky é bom - Blog Farofeiros - Propaganda enganosa não foi enganosa

Mas estou falando de jogos recentes, o jogo o qual eu quero contar-lhes a história é bem mais antigo e bem mais complicado de divulgar na época. Acredito que na época do lançamento as propagandas do Google nem podiam ser animados. Na época para se ganhar dinheiro online você deveria anunciar em uma revista especializada o lançar a própria revista. Neste passado recente você deveria comprar as publicações mensalmente para se atualizar. Não, não havia essa corrida para quem poderia postar uma notícia primeiro… também não era comum todos os seus 356049850934 blogs do mesmo assunto não divulgar a mesma imagem de preview do teaser do provável lançamento do jogo inacabado. Mas como divulgar algo online na idade das pedras da internet então?

Simples, eram mundos de CDs de jogos online, onde você pagava a assinatura mas não precisava baixar o jogo todo pois a internet era ruim demais para isso… sim, eu sei que hoje parece um absurdo mas estou falando de um mundo onde baixar uma música de 4MB levava horas. E ainda tinha o pulso do telefone, nossa, era terrível.

Abaixo você vê o tamanho de minha doença, não jogo mais Ragnarok Online faz anos… hoje posso dizer que odeio o game, mas na época eu peguei um folheto em um evento e caí na conversa deles. Acho que joguei por uns cinco anos sem parar.

Quando a propaganda é melhor que o game
Quando a propaganda é melhor que o game
Quando a propaganda é melhor que o game

Como o game ficou

No Man's Sky é bom - Blog Farofeiros - Propaganda enganosa não foi enganosa

Propaganda em grandes mídias e garotas com pouca roupa vendem qualquer produto… games principalmente. Garotas de pouca roupa anda estiverem de cosplay vendendo o o jogo e dando autógrafos geram filas de congestionamento. Sim, um jogo bom também faz isso mas não é sempre que o game é melhor que a propaganda. Exemplos são vários, Lucto lembrou bem de DC Online, que é um jogo com um PvP interessante mas que sobrevive mesmo por ser uma franquia da DC Comics… Mesmo assim a propaganda e o hype gerado não foi o suficiente para que a desenvolvedora mante-se o game pago como bem lembrou Timbricius, que tem um Flash cover em DC Online, certeza.

No Man’s Sky foi o melhor exemplo de vitória do marketing sobre o público, foram dezenas de artigos pagos, reportagens mostrando a tal inovação (que nunca foi entregue) e muitas, muitas entrevistas com respostas dúbias. Lembro de achar suspeita inicialmente a informação que o jogo não obrigaria o usuário a ter PSN Plus para ter acesso total à todas as funções online do jogo… nunca foi dito que era um multiplayer mas se você tem a possibilidade, mesmo que mínima, de encontrar outro jogador online ao mesmo tempo que você torna isto um jogo multiplayer. Um game que você vê e interagi com outros jogadores mas não é multiplayer… tenso.

Imagine você como um desenvolvedor de jogos e ter que lança-lo mesmo sabendo que ele é ruim? Um usuário do Reddit perguntou e alguns desenvolvedores responderam anonimamente… ninguém do time de Superman 64 ou No Man’s Sky responderam qualquer coisa lá por enquanto! 😀

Totalbuiscuit é provavelmente um dos críticos de games que tenho mais respeitado na atualidade e ele fez um vídeo bem curto quando ao fracasso do jogo mas o sucesso das vendas de No Man’s Sky de quarenta minutos. Recomendo ouvir o que ele tem a dizer sobre o game que é algo que remete bastante o que escrevo aqui. Ele concorda comigo no fato do desenvolvedor ter alimentado as esperanças não realistas do game, viu a comunidade crescer e o dinheiro entrar, então simplesmente resolveu deixar com que eles achassem o que quisessem.

Criaram uma comunidade de PvP de No Man’s Sky cara.

Mas é claro que não é só ele e seus quarenta minutos de falação que tem argumentos válidos… No vídeo abaixo e reposto aqui, é uma grande piada mas é uma piada baseada em montagens de entrevistas do porta voz de No Man’s Sky, nosso querido Sean Murray.

Protagonista deste lançamento ele é o rosto e a voz da desenvolvedora e que, invariavelmente, enganou uma legião de fãs com seu suposto carisma e coleção de camisas xadrezes.

Como deveria ser

No Man's Sky é bom - Blog Farofeiros - Propaganda enganosa não foi enganosa

Xiiiii… que treta falar de algo ideal… Poderão me chamar de comunista e ir comprar games em Cuba, talvez limitar a propaganda que um game pode gastar antes do lançamento, proibir pre-vendas talvez?

Não amiguinho, nada disso, tanto eu como você devemos tomar uma vacina contra o hype. Não importa o quanto um site ou blog diga que um jogo é legal, não importa o quanto a tecnologia promete ser inovadora, todos nós devemos ouvir o Gary: “não compre nada na pré-venda”.

Quando sair os reviews de quem realmente joga e não recebe dinheiro da desenvolvedora em troca disso que você poderá ver análises sinceras e não acessar seu crítico favorito após ele receber uma grana para falar bem do jogo.

É simples né? Mas a culpa não é do mercado, é de quem consome.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

2 respostas em “Quando a propaganda é melhor que o game”

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