Parece que Pokémon Go matou os outros jogos de Pokémon. Será?
Você sabia que o Nintendo DS receberá em breve mais uma versão de Pokémon? Trata-se de Sun and Moon e contam com mais Pokémons do que consigo imaginar, modos de jogo diferentes, versões mutantes de alguns pokémons famosos, dois lendários novos e muito mais… mas a Nintendo acabou de lançar Pokémon Go para smartphones e estão enchendo as nádegas de dinheiro. Será que a Nintendo vai mudar sua franquia?
A saga dos games Pokémon começou do Game Boy, passou pelos consoles Game Cube, Nintendo 64 e Wii, Game Boy Advanced, Nintendo DS e hoje habita e é a principal franquia do Nintendo 3DS, principal plataforma da empresa e sucesso de vendas. Mas Pokémon Go também é um sucesso gigantesco e usa smartphones, uma plataforma nova para eles e muito rentável sem contar com a limitação de só vender o produto para seu portátil, a Nintendo conseguiu inovar e cativar um público que nunca havia visto algo desse tipo. As ações subiram, o dinheiro está entrando. E agora Nintendo?
Faz muito tempo que falo que a Nintendo deveria abandonar o ramo dos consoles e focar apenas no software, eis que trabalhar com smartphones é uma boa opção para isso e eles terão muito sucesso, mas do que com Pokémon, espere até franquias como Super Mario e Animal Crossing chegarem aos smartphones. É claro que também podemos imaginar inovações se lembrarmos de Metroid, Kirby e Zelda que, provavelmente, seguiriam modelos mais tradicionais de jogo.
Mencionei Super Mario como inovação apenas por se tratar de um grande coringa na manga da Nintendo, basta imaginar qualquer joguinho diferente, um flap birds da vida, com o Mario que a Nintendo irá vender o aplicativo feito banana.
Novidades de Sun e Moon
Fui muito viciado em Pokémon, acompanhei o quanto pude e depois de levar surras homéricas de crianças eu meio que desisti… mesmo por que havia o problema de toda hora precisar trocar de console para pegar mais pokémons. Depois de uns dez anos nessa conversa você meio que cansa sabe.
Pokémon Moon and Sun irão além das mega evoluções transformando totalmente alguns monstrinhos clássicos com a Alola Form, onde o tipo do pokémon é praticamente invertido. O clássico Ninetails de fogo, por exemplo, em sua Alola form irá ser de gelo.
Sandslash será metal e gelo. Confesso que é coisa de outro mundo essas formas novas, ainda mais para alguém que acompanhou apenas o inicio dessa onda. Outra novidade são os Z-Moves, golpes super poderosos de acordo com o tipo de seu pokémon que podem ser usados apenas uma vez por luta… Nada de enfrentar um elétrico usando um de água amiguinhos.
Uma mudança de menor impacto no gameplay é a possibilidade de além do sexo do seu personagem escolher a cor de pele de seu avatar… o que confesso é bem legal, afinal nem todo mundo é oriental branco de olhos grandes.
Outra boa notícia para os fãs de longa data é que os bichos armazenados no Pokémon Bank, sistema de armazenamento de versões mais antigas, poderão ser usados nesta versão, logo será compatível com as versões Red, Blue e Green lançadas para Virtual Console. A Game Freak promete o lançamento das duas versões do jogo para 18 de Novembro de 2016.
O futuro dos jogos Pokémon
A Nintendo, Niantic e a Game Freak já promovem campeonatos nacionais em países como EUA e Japão de Pokémon, são disputadíssimos e sempre usam os monstrinhos do jogo mais atual de suas plataformas, como eles lidarão com o sucesso e a sede por batalhas dos jogadores de Pokémon Go com Pokémon Sun and Moon? Haverão novas categorias ou uma será eliminada? Qual será o jogo oficial que mostrará o maior treinador de Pokémon do mundo? Vale quem pegar todos no celular ou no mini game?
Não há nada em vista ainda, mas que uma posição será tomada e logo isso é certeza, afinal os jogos acabam concorrendo entre si e, pensando bem, acho que nunca vimos uma situação como essa no mundo dos games. Um jogo famoso é lançado para uma plataforma mais popular ainda e faz mais sucesso que a versão original, bem vindos a era dos smartphones Nintendo!
Em Pokémon Go sabemos serão vendidos diversos tipos de poke bolas e já pretende vender publicidade e os dados dos usuários. Você irá procurar seu Pokémon pela vizinhança até achar um raro ou encontrará um ginásio “coincidentemente” dentro de um McDonalds. Certamente empresas menores irão querer ser um ponto de encontro dos fãs para ter a possibilidade de uma venda proporcionada pela nova atração em seu estabelecimento.
Apesar dos apelos ainda é uma duvida quando o jogo será lançado no Brasil, as dificuldades são tantas que atletas já reclamam de poderem jogar Pokémon Go na Vila Olímpica por ausência de servidores nacionais. Acredito que a dificuldade seja essa mesma, falta de infra estrutura adequada para suportar o jogo.
Recentemente vi in loco o caso de Tree of Savior que chegou a ter um servidor localizado no Brasil com mais lag do que os servidores internacionais… resolveram o problema cancelando o contrato com a provedora do serviço nacional e localizando o servidor do jogo da América Latina nos EUA. Acredito que esse seja o caso de Pokémon Go.
Que o jogo é um sucesso eu não discuto, mas foi a sentença de morte para seus jogos para console? O que o futuro nos trará? Mario Kart VR dentro do carro?