Acho que ninguém entendeu Thor nos cinemas, então eu explico.
Tudo começou com uma conversa informal, o Timbricius comentou que ninguém entendeu Thor – Ragnarok e depois de ouvir seus argumentos tive que concordar com ele. Mas com o que vemos em Vingadores – Ultimato é claro que a jornada de Thor é muito mais complicada do que poderíamos imaginar.
O texto a seguir contém spoilers de alguns filmes da Marvel, então continue por conta e risco.
Nos filmes da Marvel a evolução de Thor é uma montanha russa que gera gravidade zero. A mitologia diluída no universo pop só engrandeceu o personagem. O problema desta fama é que absolutamente ninguém entendeu a sua real mensagem até agora.
Não por maldade, tão pouco por ignorância, mas por que as camadas de entretenimento normalmente sobrepõe-se à lição do herói. O filme Thor – Ragnarok é extremamente divertido e é um dos meus favoritos de todo MCU. Todo o humor e aventura deste filme mostra bem o como não vemos o tamanho da tragédia que ele mostra e nós, meros espectadores, apenas nos deleitamos com o visual e sua graça.
Para iniciar ninguém entendeu Thor – Ragnarok como uma obra que mostra o luto de dois filhos de um pai ausente e tóxico. Da destruição de tudo o que conhece como certo, de seu propósito e de seu lar. A morte de Odin, o surgimento de Hela, a irmã aprisionada que destrói Mjolnir com uma mão e a destruição de Asgard por Surtur.
Não que Thor – Mundo Sombrio seja muito melhor ou otimista, afinal a morte de sua mãe e as constantes mentiras de seu irmão podem ter afetado o herói de maneira que não sabemos. É fato que o personagem é o típico “machão” e essa montanha russa de sentimentos pode muito bem ser o que irá quebrar o estereótipo, por isso ninguém entendeu Thor. Até agora.
Quando Vingadores – Ultimato foi lançado ninguém esperava o rumo que foi seguido pelo deus nórdico. Thor está visivelmente deprimido e descontando suas frustrações em bebida e comida. Fato é que mortais como eu e você fazemos isso o tempo todo pelos mais diversos motivos. A lição que fica é que se um deus nórdico, poderoso e aclamado vingador, pode ficar em depressão imagine nós, meros mortais que não temos filmes com nossos nomes produzidos pela Marvel Studios.
Se enfiar em games para se desligar do mundo real, comer e beber até não conseguir se levantar são sintomas claros de depressão. Como na Marvel Studios nada é por acaso será interessante ver como seguirá a história do herói. Não é por que ninguém entendeu Thor que sua jornada seja ruim, só não é o que a maioria esperava.
Alguns ainda acreditam que Vingadores – Ultimato quis usar sua condição como piada. Questões como a saúde mental ainda são um tabu para muitas pessoas. Seja falar sobre uma doença mental ou até mesmo buscar ajuda para tanto, não vou ousar dizer que foi a melhor abordagem que já vi sobre o tema pois não é mesmo. A questão é que um quadro delicado e que acomete muitos de nós foi exposto e, apesar de toda a dificuldade, Thor estava empunhando suas armas lendárias na batalha final contra Thanos novamente.
Mostrar a superação de sua condição mental é é fundamental na história também.
Como provavelmente Thor estará em Guardiões da Galáxia Vol 3 tudo é possível. O deus asgardiano ainda terá muitas questões para serem trabalhadas: o ganho do peso, ser um ex-herdeiro de um trono que virtualmente não existe mais, procurar reconstruir o que foi perdido, a provável volta de seu irmão.
Superar a depressão será um dos maiores feitos do deus do trovão com certeza. Afinal ele ainda é digno inclusive de tocar Hurt do Johnny Cash.
8 respostas em “Ninguém entendeu Thor nos cinemas”
É de tamanha empatia o contexto que deram ao personagem nesse filme, por ironia ou não retratou a depressão da forma mais real possivel, ou seja, a maioria não conseguiu ver o sofrimento que estava a atormentar o personagem, escondido em jogos, cerveja e pizza.
Talvez por ser um filme de herói a maioria não se deixe “emocionar” tanto, não sei..
Eu fiquei com a mais sincera impressão que somente agora estão conseguindo propagar o sentimento que as HQs carregam para os filmes.
Finalmente podemos dizer que “não é só mais um filme de herói”.
A questão é que fica tudo encoberto pela trama. Acho sim que é só mais um filme de super herói, mas este arco é um claro sinal de que pretendem mudar as coisas.
(saudades docê Lek)
To sempre visitando o blog, comentando menos, mas sempre visitando hehehe
Qualquer dia a gente toma uma cerveja kkk
Meu sonho é ver um filme com uma história semelhante a Crise de Identidade, seria possivel ver isso algum dia? Ainda mais na bagunça que é a DC? kk
Tu devia é virar Farofeiro mesmo…
[…] final de Guerra dos Reinos Thor se torna mais poderoso e acaba como o novo pai de todos de Asgard. Mas sua jornada não foi fácil, […]
[…] derivadas do MCU estrelando Falcão e Soldado Invernal, Loki, Feiticeira Escarlate e Visão continuarão arcos […]
[…] cinéfilo de plantão, Timbricius, mandou o link do vídeo abaixo… E sim, já foi feito um filme do Doutor Estranho antes mesmo […]
[…] que será lançado em Junho de 2020. Porém, desde o relançamento do gibi sob o comando de Cates pudemos notar que Thor está com problemas para levantar o martelo Mjolnir. Segundo o próprio parece que ele […]