8 de Janeiro – uma data para lembrar e não esquecer que os culpados devem ficar sem anistia.
Farofeiros, farofeires e farofeiras, não parece que foi ontem que gente com a camiseta amarela de futebol foi pedir ditadura militar na Praça dos Três Poderes em Brasília. E, confesso, quanto mais me informo dos planos daquele povo mais fico assustado… Por isso é tão importante que fiquem sem anistia.
A intenção era clara: fazer o exército tomar o poder para que, de alguma maneira, colocassem novamente Jair Bolsonaro no poder. De maneira ditatorial, autoritária e violenta, sem esquecer que isso ocorreu com a anuência do exército e os manifestantes na frente dos quarteis em todo o Brasil.
Lembro de ver, incrédulo, aquela multidão atacando os prédios sem que o poder público fizesse nada. A PM do DF tirou foto com os manifestantes enquanto ocorria a quebradeira, não atuou, não agiu. Era uma tentativa de golpe e a polícia só acompanhou os e, na hora da quebradeira, sorriram.
Sorriram para uma ditadura, para o fim da democracia. Sorriram para que o poder fosse tomado à força. Tudo com a esperança de que o braço forte e a mão amiga do exército fosse tomar para si o poder. Assim como na ditadura militar.
No dia fiquei assustado, mas otimista com a maneira que o governo Lula lidou com a situação. Quando finalmente pude entrar em live junto com o José Fernando e o Alessandro Vieira no FAROFANDO. Hoje, um ano depois, as informações não param de surgir informações que complicam ainda mais a situação dos bolsonaristas. No podcast também falamos do Terrorismo em Brasília.
Não queriam apenas tirar o vencedor das eleições presidenciais do poder. Querem tirar nossos direitos, queriam tirar a nossa vontade de mudança, de um país mais justo, de um país melhor. O ataque foi mirando, principalmente, o meu e o seu direito de escolha. Foi isso que o bolsonarismo sempre propagou, foi isso que o bolsonarismo sempre quis.
Bolsonarismo é terrorismo contra aqueles que querem ter uma vida justa, por isso mesmo a desbolsonarização é tão necessária na política, nas nossas casas e em nossas cidades. Como alguém pode compactuar com um golpe em uma democracia como o Brasil em pleno 2023? É absurdo? É, mesmo assim é preciso que fiquem sem anistia.
Pensamento do Dia
No 8 de Janeiro, às 20h, faremos uma live extra para comentar mais ainda sobre essa data.
Segue documentário da BBC do 8 de Janeiro grátis no YouTube.
Tem o documentário do Brasil de Fato também.
E a famosa entrevista de Natuza Nery com o Presidente Lula há quase um ano atrás.
A coisa é sempre pior do que poderia ser, mesmo assim eles não passarão.