Existe o Quarto Quente Branco na Marvel Comics. E não é isso que você está pensando.
Algumas mitologias são fascinantes, cheias de coincidências cósmicas, revelações abissais e até surpreendentes pontos de vista. Mas também temos os gibizinhos de super-herói que tenta fazer algo interessante e mesmo quando a história é boa sempre existe alguém querendo mudar tudo para ter mais lucro. E, na falta de uma explicação melhor, a Marvel Comics resolveu utilizar novamente o conceito do Quarto Quente Branco.
E sim, é uma história complicada e SPOILERS podem surgir.

É comum vermos os mutantes procurarem paz, longe de humanos preconceituosos, em outros “lugares”. Uso aspas aqui por se tratar de locais pouco convencionais e sempre se tornam soluções temporárias e, na maioria dos casos, assombrosas.
Temos a dimensão para a qual Noturno se desloca quando se teleporta (Brimstone Dimension), Dimensão da Força Sombria (Darkforce Dimension) usada por Manto e Darkstar, Outromundo (Otherworld) da Capitã Bretanha e até o Limbo, que até pouco tempo atrás era o reino de Illyana Rasputin, além do Cristal M’kraan, que dá poderes ao Fanático por exemplo. O Quarto Branco Quente não é diferente… Mas é importante lembrar que Utopia, Krakoa e Arakko poderiam ser equivalentes se não fossem ilhas (ou planetas).
O que é o Quarto Quente Branco?

O White Hot Room é um reino que serve como um pós-vida e até “base de operações” para os hospedeiros da Força Fênix. Esta dimensão existe dentro do Cristal de M’kraan e estaria fora do Multiverso. Também é conhecido como Above-Plave, Mysterium Tremendum, Coração da Criação e muitos outros.
Para salvar os X-Men de uma explosão solar, a jovem Jean Grey pilotou o ônibus espacial em que estavam apenas suas capacidades psíquicas como proteção. Ela resistiu à tempestade por 20 minutos, mas sucumbiu perto do fim, fazendo com que ela batesse o ônibus espacial. Os X-Men sobreviveram e Jean Grey havia renascido como Fênix.
Quando os escudos psíquicos de Jean falharam não era mais ela que estava em seu corpo, mas sim a Força Fênix imitando a mutante. A psiquê de Jean Grey fora enviada para o Quarto Quente Branco.
O Alfa e o Ômega, o começo e o fim de tudo – onde o universo físico se funde aos domínios da alma e da imaginação.
Morte sobre o White Hot Room em Classic X-Men vol 1 #43

Esta não foi a primeira nem a última vez que essa dimensão da Força Fênix foi acessada. Além da Saga da Fênix a dimensão é mencionada durante a Saga da Fênix Negra, Here Comes Tomorrow, Dinastia de M, X-Men: O Fim, Defensores (no retorno de Beyonder) entre outros. Também serviu de campo de batalha para a escolha da nova Fênix.
Quando a Feiticeira Escarlate alterou a realidade em Dinastia M (2005) Betsy Braddock e Rachel Summers foram para este plano. A poderosa Thor também visitou a dimensão com Kid Ômega. Em 2018 os Vingadores se enfrentaram para decidir quem seria o novo avatar da Fênix.
A dimensão foi explorada pelos X-Men da S.W.O.R.D. para obter um metal precioso de origem metafísica. Saiba aqui o que é Mysterium, que tem financiado os X-Men em suas empreitadas mais recentes. Mesmo com o poder do dinheiro ao seu lado não foi possível manter tudo o que foi construído, como visto em Fall of X.
Por que a Marvel Comics está reutilizando o Quarto Quente Branco?

Os editores da Marvel Comics amam mandar mutantes para outros mundos (ou dimensões compactas) para não terem que enfrentar os fascistas racistas que são bem parecidos com os do mundo real. E isso acontece o tempo todo, literalmente.
A jornada dos X-Men sempre foi sobre a luta contra o preconceito, mas alguns não gostam de expor isso em suas histórias aparentemente. Então, para eles, é mais fácil jogá-los para outro plano da existência dos quadrinhos, um mundo separado.
Recentemente com o fim de Krakoa em Queda de X vimos que a enigmática figura de Mother Righteous tem um papel importante nessa nova fase. A entidade salvou diversos mutantes durante o Hellfire Gala 2023 levando-os para essa dimensão que, agora sabemos, é o Quarto Quente Branco.

Existe ainda a possibilidade de este ter sido um ato desesperado de Jean Grey para tentar salvar o povo de Krakoa de mais um genocídio contra os mutantes.
Como o lugar está fora do espaço e do tempo justificaria Xavier não encontrar as mentes dos refugiados e também os poderes de Sina não funcionarem. Mais detalhes provavelmente surgirão em Immortal X-Men já que neste local o processo de ressurreição mutante parece funcionar – mesmo sem a tecnologia de “backups” mentais.
Me parece que a Marvel Comics não quer – nem tenta – resolver um problema, é mais fácil fugir para outra dimensão e lá arrumar novos diabos para enfrentar.