Categorias
Colunas

O mau venceu

O mau venceu e a gente nem viu.

Farofeiros, farofeiras e farofeires, apesar do que tentamos acreditar nós temos que entender que o mau venceu e não devemos parar de lutar. Essa ideia não surgiu hoje na minha cabeça, mas só agora consegui ordená-la de uma maneira que pudesse trazer como este pensamento.

Lutamos para que Jair Bolsonaro saísse de seu posto como presidente, porém, ele saiu pela porta da frente e ainda pôde disputar uma eleição se utilizando da máquina pública. Lula venceu com pouca diferença e hoje vemos um Senado e uma Câmara dos Deputados aprovando o Novo Ensino Médio e até a manutenção da criminalização de ostensiva da maconha. Você viu que o Conselho Federal de Medicina tentou legislar acima da Constituição Brasileira e dificulta aborto legal?

Minha gente, um Ministro do STF é quem tá segurando a briga contra a disseminação de mentiras! No Brasil Parasita a gente tenta, mas ainda assim é uma gota d’água no oceano. O poder público deveria agir mais ativamente… Mas o poder público não pode agir como a extrema direita opera, existem leis e regras que precisam ser obedecidas. O jargão “a direita pode tudo” é cada vez mais concreto.

O mau venceu - Censura - BLOG FAROFEIROS

O mau continua no poder. Acredito que a extrema-direita faça algo muito melhor do que o bem: ele se disfarça. O mau se apresenta como uma desembargadora comentando algo contra os professores em um vídeo de YouTube. O mau se apresenta como uma palestra para “ensinar” a verdade. O mau veste uma cara jovial, coloca uma roupa social e vai usar o dinheiro em produções para a internet.

Porém o mau gosta de se mostrar, gosta de aparecer e mostrar suas maldades, seja com uma coroa de flores, seja ensinando a como se depila o ânus, eles arrumam um jeito de dizer o quanto eles lutam contra o fantasma do comunismo em uma batalha que deixaria Don Quixote ter inveja. Quando eles dão as caras mostram o quanto seu ódio está embrenhado na nossa sociedade e exemplos não faltam.

Estamos no Brasil em pleno 2024 e em Santa Catarina são encontradas dezenas de células n421. A pseudo-ciência conhecida como Constelação ganhou espaço até no SUS, mas um poema do criador desse “sistema” foi retirado da versão nacional de seu livro. Era uma homenagem à Hitler. Será mesmo que os nazistas perderam a guerra? Neste momento não conseguimos enfrentar o nazismo com um míssil, com um tiro. Eles não usam suas fantasias fascistas pelas ruas, não é tão fácil prendê-los, diabos, os EUA se quer proíbem seu discurso supremacista… Isso não pode ser considerada uma derrota!

O mau venceu - Censura - BLOG FAROFEIROS

O mau vence todos os dias, sejam nas mortes promovidas pela PM de Tarcísio de Freitas, sejam nos livros jogados no lixo pela prefeita de Canoinhas. Aliás, a direita adora atacar livros como O Avesso da Pele – vencedor do prêmio Jabuti e que combate o racismo… Alguém aí que estudou história já viu o que nazistas faziam com os livros? Quer dizer, algumas pessoas no Brasil já fazem isso e nada é comentado.

A Igreja Católica inclusive tinha um Índice dos Livros Proibidos, mesmo abolido em 1966 a entidade religiosa ainda considera algumas publicações “perigosas”. O Código Da Vinci e Harry Potter são dois desses exemplos.

A extrema-direita vive abraçada com o fascismo e podemos ver isso constantemente no noticiário, seja por um bilionário desocupado no Twitter, seja por deputados e senadores brasileiros eleitos. Os que se dizem “cidadãos de bem“.

Falta quanto tempo para algum deputado ou prefeito querer “limpar” a cultura brasileira pelo fogo?

Pensamento do Dia

Pensamento - Censura - Stephen Chbosky - BLOG FAROFEIROS

O ataque à cultura não está no gibi.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *