Farofeiros e farofeiras, hoje tomo a liberdade de deixar aqui um texto que não é meu – mas poderia ser. O título logo de cara me pegou, dizer que meus amigos estão caindo implicaria muitas coisas, em muitos sentidos.
Preferi o relato que encontrei no Reddit. Não é o texto animador ou engraçado que gostaria de publicar, mas é o necessário. Cuide-se, cuide de quem você ama, não saia de casa.
Meus amigos estão caindo.
Alguns deles se levantam, outros não. Turnos inteiros. Os buracos nas escalas são pessoas.
Eu sei que chegará minha hora. As vezes penso que eu vou me levantar, outras vezes que não. No final, não faz diferença.
O vírus não distingue. Não pune aqueles que desafiam sua ira. Ao invés, parece punir justamente aqueles que mais se preocupam com suas vítimas.As vezes parece um dia normal, as vezes parece o fim dos dias. Saber que alguns balançam no fio de uma navalha é saber que não podemos fazer muito para ajudar. Todo nosso treino e no fim nós não conseguimos salvar os nossos.
Eu me dobrei. Abracei plantões para manter a máquina funcionando. Porque a máquina tem que funcionar. Porque a máquina é o que impede que todo mundo sofra o que a gente sofre. Então a gente aguenta. A gente vai juntando, e 60 horas por semana viram 72, viram 84. Toda semana. E ao meu redor, todo mundo começa a parecer mais pálido. A família, o amor, os amigos… Tudo vira bandeira e fica mais transparente.
Meu irmão nasceu ontem. Eu já o amo tanto, mas eu não sei quando vou poder vê-lo sem expor ele e o nosso pai a riscos. Eu nem gosto de pensar nisso, mas existe uma possibilidade – pequena, mas real – que eu nunca o veja.
E aquelas duas palavras continuam a doer: “e daí”.
Espero que quem puder ficar em casa agora fique. Espero que você não vá no shopping nem vá tomar um chop. Ainda não acabou e tudo pode piorar. Meus amigos estão caindo também, e não quero que você seja mais um nessa triste história.
Pensamento do Dia
Achei providencial colocar este poema junto de uma foto do Emerson Osasco. Toda nossa força para este e outros tantos que lutam pela nossa liberdade.
2 respostas em “Meus amigos estão caindo”
[…] clama que dorme tranquilo no meio desse caos não é justo, é psicopata. Pense nisso na próxima vez que ver seu político falando que dorme […]
[…] estou cansado mesmo de ficar revoltado com governantes nazistas ou fascistas. Cansado de ver gente morrendo de COVID-19 […]