Confesso que normalmente vejo mais o lado positivo das produções da Marvel do que deveria. O problema é quando surgem obras que deveriam chamar a atenção pela sua história, mas acabam se mostrando bombas para os fãs. Infelizmente Coração de Ferro, série disponíveis na Disney Plus, é mais um desses casos desastrosos e, dessa vez, parece que nem se esforçaram para entregar algo.
Mantenho atualizado um artigo sobre as melhores séries da Marvel, elencando as melhores e deixando claro que tem muitas coisas ruins também. Já ouviu falar de Helstrom? E Manto e Adaga? Certamente ouviu falar de Inumanos… E o quanto todas elas são ruins, você chegou a tentar entender o que aconteceu com cada uma delas?
Não esperava algo desse tipo vindo de Ryan Coogler, mesmo que o diretor de Pantera Negra esteja apenas envolvido com a produção executiva. A série é de uma qualidade questionável em todos os sentidos: efeitos, coreografias, atuação, roteiro e até fotografia. Não há carisma, não há um plot twist interessante, não há nada que me faça ter algum apreço por Coração de Ferro.
Nos três primeiros episódios ainda tive esperança, mesmo com atuações de qualidade questionável dava para ver que poderia surgir algo interessante dali. Mas depois do terceiro episódio literalmente tudo vai para o espaço… Ou melhor, para o limbo.
A seguir surgirão potenciais spoilers da série Coração de Ferro.



Não há personagem carismático, o Capuz talvez seja meu personagem favorito… E ele é ruim. Riri não empolga de armadura, nem sem. Seus dramas pessoais são forçados até o último momento da série e parecem sempre surgir para tentar comover o telespectador de uma maneira artificial. É difícil se comover quando nem a personagem se importa por aquelas motivações.
Mas muita gente não concorda comigo, Keith Nelson Jr, do Kotaku, amou tudo – chamou o final de excepcional inclusive… Mas não consigo ver dessa maneira, nem com toda boa vontade do mundo consigo ser tão positivo assim com essa história remendada e sem inspiração.
Nos quadrinhos Riri viveu à sombra de Tony Stark, como herdeira de uma IA que era uma cópia do próprio Homem de Ferro… Ficou claro que a personagem não consegue convencer muita coisa sem isso em sua história, sua arrogância é irritante e é mal resolvida – como todo o resto.
Como colocaram o Capuz na história confesso que não achei forçada a aparição do Mefisto… Mas como diabo da Marvel foi apresentado e o como ele agiu foram partes extremamente decepcionantes, caralho, ele é o diabo… Custa muito fazer um personagem realmente sedutor e amedrontador nas telas? A caracterização tinha tudo para ficar perfeita, mas deve ter faltado dinheiro ou vontade de fazer algo interessante. E prefiro não comentar a adição de Zeke Stain que literalmente não agregou nada.

Algo que me irritou profundamente são as cenas de ação com a personagem de armadura. Homem de Ferro não ficou famoso por lutar dentro de uma cozinha apertada contra seus inimigos… Por que Coração de Ferro seria diferente? A briga mais emocionante coloca a jovem inventora sem armadura dando uma surra em gente muito mais bem preparada que ela. E a briga é muito feia de se assistir.
Tudo leva a crer que vá surgir uma série da Academia Estranho, com jovens estudantes de artes místicas… Mas pelo amor dos meus filhinhos Marvel, não faça isso com a gente… Fazer algo bom não precisa custar caro e são séries sem cuidado algum como essa que prejudicam o Disney Plus todo, além da palhaçada de colocar propaganda para quem paga mensalidade.
E nem vou comentar o final…