Chico Buarque é muito Carioca
Carioca de Chico Buarque é uma música que me marcou tanto que até imaginei que já tivesse publicado algo aqui no blog. Sua ode ao Rio de Janeiro, talvez à cultura do carioca, é algo que sempre me chamou a atenção. A construção da letra é quase uma escada caracol quebrada, quando se acredita que vai cair volta a subir e encantar.
Apesar de ser paulista acredito que consigo ver com clareza tudo do que é tratado na música, acredito até que consiga traçar um parâmetro para que tudo ali seja abraçado como o brasileiro. Não ousarei fazê-lo de maneira escrita, este é o tipo de análise que cabe apenas no campo das ideias… Afinal é Chico Buarque e o que temos que fazer exatamente é admirar.
Sem mencionar que esta canção é especial por ser a música que utilizaria – caso tivesse os recursos necessários – para ilustrar tudo deste blog. O FAROFEIROS não é exatamente carioca, mas a alma dele me parece muito semelhante com o que Chico transmite na música. Desculpe essa minha ousadia, foi apenas uma liberdade gostosa, quentinha, como farofa.
Isso quer dizer que comparo meu trabalho com o de Buarque? De forma alguma, mas posso dizer que tenho como inspiração algo totalmente diferente do que faço. Não sei se em nome do caos ou em nome da sanidade, mas acredito que há sentido nessa falta de sentido.
Videoclipe de Carioca
Abaixo você confere o videoclipe de Carioca.
Letra de Carioca de Chico Buarque
Letra da música Carioca de Chico Buarque.
Gostosa
Quentinha
Tapioca
O pregão abre o dia
Hoje tem baile funk
Tem samba no Flamengo
O reverendo
No palanque lendo
O Apocalipse
O homem da Gávea criou asas
Vadia
Gaivota
Sobrevoa a tardinha
E a neblina da ganja
O povaréu sonâmbulo
Ambulando
Que nem muamba
Nas ondas do mar
Cidade maravilhosa
És minha
O poente na espinha
Das tuas montanhas
Quase arromba a retina
De quem vê
De noite
Meninas
Peitinhos de pitomba
Vendendo por Copacabana
As suas bugigangas
Suas bugigangas
Mas talvez Bagboy seja mais sua praia? Não? A lista das 20 melhores músicas dos anos 90 poderá mudar seu dia.