Categorias
Tecnologia

Câmera de 2 bilhões de FPS filma a luz andando

2 bilhões de FPS? Gambiarra ou ciência?

Brian Haidet, cientista do canal AlphaPhoenix no YouTube, construiu uma câmera caseira capaz de filmar a velocidade da luz a 2 bilhões de FPS. Segundo o Engadget, o equipamento funciona… mais ou menos.

A câmera só consegue capturar um pixel por vez.

O setup é relativamente simples: espelho montado, tubos, uma lente básica, sensor de luz e código em Python. A engenhoca captura o feixe viajando entre espelhos, “a luz se move cerca de 15 centímetros por frame“, explica Haidet.

Filmando o mesmo evento milhares de vezes, pixel por pixel, depois juntando tudo como um mosaico sincronizado. É um quebra-cabeça “temporal” onde cada peça é um ponto de luz capturado individualmente.

Tecnicamente, seria possível construir uma câmera “de verdade” com 2 bilhões de frames por segundo. O problema é que você precisaria de laboratórios de ponta, orçamento de gigantesco e patrocínio da NASA.

Desculpe se estou usando muitas aspas neste texto, é que a tecnicidade da ciência aqui é algo que extrapola meus conhecimentos.

A solução de Haidet é boa por ser acessível financeiramente. Em vez de milhões em equipamento profissional, ele usou criatividade, física e programação para “hackear” o problema.

É o tipo de projeto que mostra como ciência feita em casa pode alcançar resultados incríveis com conhecimento técnico e disposição para ficar sincronizando pixels. Enquanto corporações investem fortunas em tecnologia de questionável para mandar gente para Marte, tem gente no quintal fazendo ciência com muita criatividade no YouTube.

Abaixo você confere o vídeo do canal AlphaPhoenix.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *