Categorias
Colunas

Adeus, Toriyama

Infelizmente este é um adeus, Toriyama.

Farofeiros, farofeiras e farofeires, nos últimos tempos se tornou comum trazer obituários aqui no blog. A cultura pop está perdendo suas lendas para o tempo, talvez isso seja comum, previsto até, mas não deixa de ser triste.

A morte de Akira Toriyama foi divulgada pela sua empresa informando do falecimento no dia 1º de Março aos 68 anos. A fim de manter o respeito e tranquilidade para os amigos e parentes em luto a morte do autor só foi divulgada oito dias depois do ocorrido.

A arte de Toriyama me influenciou de uma maneira que não é possível contabilizar. Meu primeiro contato foi certamente alguma daquelas revistinhas de conteúdo duvidoso do início dos anos 90, mas também me lembro de um amigo oferecendo suas 10 fitas VHS com os episódios legendados de Dragon Ball. Me lembro de ter desenhado um Super Sayajin nervosão e no lugar do punho ele mostrava o dedo do meio.

Pensamento - Adeus Toriyama - Chrono Trigger - BLOG FAROFEIROS

Um pouco mais velho, já na faculdade, jantava correndo para assistir o Dragon Ball Z na Cartoon Network antes de ir para a faculdade. A luta com o Freeza levou uma eternidade, meo deols.

Mas a obra que mais me marcou certamente foi Chrono Trigger. Mas o interessante disso é que a arte de Toriyama só poderia, até então, ser admirada em impressos e não no jogo. Lembre-se que sou da época do Super Nintendo e a versão com cut scenes do PSOne demorou um tempo para sair. O enredo do jogo realmente ganhou vida graças ao seu estilo, e por isso ainda é considerado um dos melhores RPGs, a parcela dessa culpa é de Toriyama.

Nunca consegui comprar o jogo, sempre estava além das minhas condições financeiras na época. Hoje a versão de Nintendo DS é vendida mais caro do que ouro nas mais diversas lojas online. Me lasquei de diversas formas e maneiras para conseguir um set Chrono Trigger Formation Arts (sem o conjunto extra) para minha coleção de bonecos. Na época foi caro, mas não tão caro como a coisa é hoje.

Pensamento - Adeus Toriyama - Chrono Trigger - BLOG FAROFEIROS

Por aqui a nova geração joga Dragon Quest Builders 2, apesar que tenho que jogar também para fazer uma missão ou outra.

Duvido que o próprio Toriyama tivesse noção de quanto sua arte atraia os olhos de fãs no mundo todo. O poder da arte é incrível, ela alcança lugares que nunca imaginamos e que provavelmente nunca iremos.

Não sei da vida pessoal do artista, nunca falei com ele, mas Akira Toriyama certamente esteve presente em muitos dias da minha vida, mesmo sem ele saber. Espero que ele tenha vivido bem e que a dor de seus amados seja breve.

Pensamento do Dia

Pensamento do Dia - Você vai rir de seus medos quando descobrir quem você é - Piccolo - Coraçãozinho de Satã - Dragon Ball Z - Arika Toriyama - BLOG FAROFEIROS

Não sei qual vai ser o próximo passo, mas ele será dado de um jeito ou de outro.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *