Categorias
Colunas

Absurdismo

Você sabe o que é Absurdismo, só não sabia que isso tem nome…

Farofeiros, farofeiras e farofeires, já faz um tempo em que vemos o poder do absurdo ao nosso redor. Mentiras (ou fake news) e teorias conspiratórias cada vez mais ultrajantes tem levado milhares de pessoas a cometer atos que apenas veríamos no cinema. E o Absurdismo explica isso.

Esta teoria filosófica explica que a vida – ou o mundo – é um absurdo em si. Apontando que esta vida falta sentido ou propósito muitas vezes porque envolve alguma forma de contradição. O “conceito de absurdo” não é único, ele é amplo e pode ser analisado de diferentes formas. Estudiosos escolhem diferentes aspectos do absurdo para explorar, dependendo de seus interesses e perspectivas o conceito pode ter algumas alterações.

O aspecto do foco prático está relacionado à experiência pessoal do indivíduo. Inclui pessoas que lidam emocional e psicologicamente com o fato de a vida não ter um sentido intrínseco.

Já no aspecto teórico lida com questões filosóficas mais abstratas, como a ideia de que o mundo é impossível de compreender totalmente por meio da razão ou do conhecimento humano. Algumas religiões se aproveitam muito desse aspecto inclusive.

Absurdismo - blog FAROFEIROS

Ambos os aspectos podem desenvolver fobias e em muitos casos é preciso acompanhamento psicológico. Mas o que pode fazer o indivíduo literalmente quebrar é o conflito, seja ele interno ou externo… E tudo piora ainda mais quando ambientes e até figuras públicas replicam argumentos para fomentar esse conflito.

Tudo isso são questões filosóficas que particularmente não domino (até o seu significado na Wikipedia me pareceu excessivamente complexo), mas posso imaginar a força do Absurdismo no Brasil de 2024. Sofremos a tentativa de golpe no 8 de Janeiro de 2023 e na última semana até Boomsonarista tentou matar membros do STF.

Todas essas pessoas parecem desligadas da realidade, de forma absurda compartilham absurdos que somente seus iguais aceitam e, assim, tem seu absurdo elevador ao grau de verdade por outras pessoas. O perfil Prints Bolsonaristas nos dá uma boa visão do que os membros da extrema direita pensam… E só é uma questão de tempo até que apareçam outros com vontade de agir.

Precisamos tirar essas pessoas desse vácuo paralelo onde absurdos são a única explicação para tudo. Mas como fazer isso é algo que este simples e humilde comunicador reconhece que não sabe, mas Paulo Freire sabia. Em Pedagogia do Oprimido (1987) é a terceira obra de humanidades mais citada no mundo, segundo levantamento de Elliot Green, da London School of Economics, já havia escrito: “Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Muitas pessoas passam a vida procurando o sentido da vida enquanto ela passa. É tão ofensivo assim tentar viver bem consigo e com o próximo e transformar a sociedade?

(sim, parece que é)

Pensamento do Dia

E uma das condições necessárias a pesanr certo é não estarmos demasiado certos de nossas certezas - Paulo Freire - farofeiros.com.br

A internet está morta, mas não fui eu quem a matou!

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *