A vida não é justa para mim ou para você.
Farofeiros, farofeiras e farofeires, não é de hoje que constatamos que a vida não é justa, mas até quando vamos aceitar isso? Não é justo pagar por um serviço podre de internet, não é justo usar esse transporte público horrível todos os dias, não é justo respirar esse ar que deixa gosto de terra na boca.
Também não é justo sofrer de amor por alguém que não te ama mais. Não é justo não poder abraçar aquela pessoa especial para matar a saudade. Não é justo não poder esquentar os pés junto de outros que te amam. Porém, quando o assunto é emoção a justiça se torna algo quase efêmero e possivelmente sem solução simples.
Mas há uma parcela da nossa vida que pode ser muito mais justa. Neste caso devemos utilizar a palavra equidade e, para alguns, talvez seja importante mencionar um versículo da Bíblia: “Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.” – Gálatas 3:28.
Estou cansado de exemplos onde o poder – principalmente o monetário – grita e a Justiça se torna algo efêmero, apenas uma doação de cestas básicas para não dizer que houve absolvição. Não há surpresa quando uma empresa é absolvida de caso de trabalho escravo ou quando uma socialite mata uma criança vai passar férias em Miami. Se você é dono de Porsche na cidade de São Paulo você simplesmente se torna um 007 – literalmente ganha uma licença para matar.
Existem casos em que mulheres são atacadas, mas o homem juiz “entende” o lado do agressor, afinal ele não poderia ficar “passando vontade”… Sem mencionar os casos em que nem amparo a Justiça provém. A vida não é justa para as mulheres e vamos carregar isso dentro da normalidade até quando?
Vi muitos santinhos de um candidato à vereador armado, prometendo segurança, como se ele mesmo fosse te defender de um assalto. Quantos coaches serão eleitos com o discurso absurdo além de crimes sendo cometidos o tempo todo? A Justiça viu, a Justiça agiu, mas não houve justiça.
Enquanto a política e a justiça não deixarem de ser um grande negócio, não haverá equidade de direitos… E eu e você continuaremos a mercê de quem tem mais dinheiro.
Pensamento do Dia
Fazer a coisa certa não é fácil, mas tentar já é um bom começo.