Existe uma lenda que um filme do Superman de Tim Burton estrelada por Nicholas Cage quase existiu. Quase.
A história é velha para a maioria de nós: Nicholas Cage sempre quis se envolver em um projeto com o homem de aço. Diz a lenda que ele queria interpretar o personagem mesmo sem ter, digamos, físico para isso. Um filme de Superman de Tim Burton poderia coloca-lo neste caminho.
O bom é que a história nunca foi muito para frente, praticamente morreu logo após ser concebida.
Tudo aconteceu ao final da década de 90 e trazia o nome do diretor Tim Burton no título do projeto. Infelizmente desde o início Tim Burton demonstrou extrema falta de interesse pela história dos gibis. Ele é um ótimo diretor, eu sei, mas deixar na mão dele roteiro de super herói icônico como o Superman pode não ser uma boa ideia.
Tim acertou com Batman mas com Superman não me parece que iria para o mesmo caminho… E as artes conceituais e fotos abaixo são um bom motivo.
Naquela época filmes de super heróis eram uma aberração e nunca poderiam ser bem adaptados para os cinemas. Culpa do capitalismo? Mesmo assim é estranho que isto ocorresse mesmo com os filmes do Superman da década de 80. Afinal Christopher Reeves é reverenciado até hoje pelo papel.
No nebuloso filme onde Nicholas Cage seria o Superman e Burton o diretor você só poderia imaginar extrapolações pouco literais.
Mas a internet é uma caixinha de Pandora cheia de surpresas e um grupo do Facebook conseguiu com designers da Hasbro algumas artes conceituais de bonecos do filme. Isso mesmo, o filme seria feito em conjunto com a Hasbro para a venda de bonecos do kryptoniano. Pode-se ver de tudo: cinto de utilidades, supercarro, botas até o joelho, ombreiras, máscara, “S” diferenciado e a careca de Cage para perturbar os sonhos dos fãs.
Nada foi filmado, nem detalhes da história surgiram até o momento, apenas as imagens conceituais e algumas provas de roupas realizadas no inicio da pré-produção. Se você se impressionou com as imagens conceituais as próximas irão tirar seu sono… Nicholas Cage usando um traje com músculos, capa e peruca de mullets como Superman não deve ser o sonho de muitos fãs.
Não sei o que é pior: esse filme não ter ido para frente ou termos ficado com Superman: Returns. Brrrrr!
4 respostas em “A breve vida do Superman de Tim Burton e Nicholas Cage”
Err… tu viajou, cara! hehehehe
Dos filmes de heróis o Tim Burton fez os dois primeiros filmes do Batman (Batman e Btman – O Retorno) como diretor, e o Batman Eternamente como produtor. Quem fez o Hulk foi o Ang Lee.
E completando, o Ang Lee sempre foi conhecido por ter aquele estilo arrastado na narrativa e de ser (ou tentar ser) inovador na fotografia e, no caso do Hulk, também na estética visual. Agora, quem bolou tudo, história e enredo, foi James Schamus, que havia trabalhado com o Ange Lee no “O Tigre e o Dragão” e mais uns dois ou três caras indicados pelas Marvel para orientar os dois pelo universo do personagem. Além do mais tudo foi aprovado pelo Avy Arad (representante da Marvel em todos os filmes que levavam a marca da empresa na época) e supervisionado pelo próprio Stan Lee.
Por isso, culpar o pobre Ang Lee por todas a mudanças e “adpatações” é sacanagem, né? hehehehehe
Valeu pelo aviso Tim, o texto foi corrigido… sacumé, digitar com sono é tão ruim quanto digitar com bêbado!
Quanto ao Ang Lee eu não gosto mesmo dele… e não quis culpar ele de todas as adaptações ruins, mas que mostrou que não estava nem aí para a origem do personagem.
[…] Tim Burton não fazia filmes tão estranhos e, acredite, o filme era factível sem causar azia, ânsia ou mal estar! Mesmo com um Batman com torcicolo não haviam reclamações do tipo que ouvimos hoje em dia, de algo parecer real ou não. Sim, estou falando do Tim Burton que você conhece, sim estou falando do cara que cheira cola e cocaína ao mesmo tempo para ver se fica sóbrio. […]