O barulho feito pela saída de Brian Michael Bendis da Marvel Comics e seu acesso total aos principais títulos da DC Comics me assustou. Wonder Comics é ainda mais uma prova do que está por vir aí.
Podemos concordar que Brian Michael Bendis tem muitos trabalhos de qualidade na Marvel. Muito mesmo, sem ironia… Mas tem diversos ruins.
Não canso de elogiar Jessica Jones e Homem Aranha: Miles Morales (apesar do Homens Aranha 2) para todos que me perguntam de seu trabalho. Mas não consigo esquecer a bagunça temporal dos X-Men e Guerra Civil II.
Até me diverti com alguma coisa dos X-Men originais fora de seu tempo, mas a bagunça que isso criou está longe de ter uma conclusão no mínima razoável. Guerra Civil II só serviu para fazer a Capitã Marvel socar o Tony Stark até ele entrar em coma.
Wonder Comics parece que é tudo o que o autor sempre sonhou.
O que é Wonder Comics
Durante a New York Comic Con a DC Comics revelou o projeto com a curadoria de Bendis chamado Wonder Comics.
Nessa linha Bendis irá supervisionar uma série de títulos de jovens heróis. O que realmente impressiona no Wonder Comics é que os Super Gêmeos (com o Gleek), Impulso, Superboy (Conner Kent com visuald os anos 90) e Dial H for Hero já estão mais do que confirmados para compor a Young Justice. Justiça Jovem no Brasil?
A linha temporal, sem ela, não será a seguida pelos outros títulos, fora da Wonder Comics. Alguns desses personagens irão realmente se encontrar pela primeira vez. Tudo é possível neste ponto.
Young Justice da Wonder Comics estrelará com Tim Drake como Robin, Conner Kent punk e Bart Allen. A Moça Maravilha, Cassandra Sandsmark, também está ali.
Além do trio teremos a tatara neta de Jonah Hex, Jennie Hex, Teen Lantern (que hackeou os poderes da lanterna) além de uma misteriosa personagem chamada Naomi.
Legião de Super Heróis também parece que ressurgirá desta bagunça.
A maioria desses personagem ou foi muito alterado ou sumiram desde o início de Novos 52.
Bendis na DC Comics
No fundo acredito que Brian Michael Bendis esteja apenas treinando para se tornar editor chefe um dia. E Wonder Comics é prova disso.
Bendis já tem deixado sua marca em todo o Universo DC. Seu foco no momento é o maior símbolo da editora: Superman.
Sua estréia nos roteiros do personagem foi no anunciadíssimo Action Comics #1000. E foi uma experiência diferente. Depois de ler mais algumas edições pude constatar de que aquele título não me agradaria. A primeira providência do autor foi legitimar o retorno da sunga por cima da calça.
Sim, é verdade que tem muita gente gostando. Na minha visão o Superman de Scott Snyder é muito mais Superman que o de Bendis.
Isso não o impediu de colocar suas mãos no Batman e fazê-lo “assaltar” uma mulher em um beco escuro. À mando de Superman inclusive.
Vamos aguardar por mais quadrinhos maravilhosos da Wonder Comics em Janeiro de 2019 nos EUA.