The Mandalorian é melhor que os filmes e você tem que concordar comigo…
Desde criança sou fã de Star Wars, me lembro pequeno discutindo com meu irmão sobre quem era o mais forte. Tradicionalmente ganhávamos presentes da mesma franquia mas de lados diferentes, ele ganhou uma X-Wing e eu uma Tie Fighter Interceptor. Depois de crescidos continuei fã, mesmo não gostando dos Episódios I, II e III continuei fã. Tenho uma ligação emocional com Despertar da Força muito grande, mas não posso falar que ele é um bom filme… Os Episódios VII, VIII e IX são bem mais ou menos (mais para menos) mas uma verdade precisa ser dita: The Mandalorian é melhor que os filmes de Star Wars.
Não entrego nada da trama, mas a seguir algumas pessoas sensíveis à spoilers podem ficar chateadas. Siga por conta e risco.
Sem meias palavras e direto ao assunto mesmo, sim, a série é muito melhor que todos os filmes do quesito história – nem vou mencionar a parte técnica pois a tecnologia evoluiu muito nos últimos 40 anos. Despretensiosamente indo onde nenhum filme ousou chegar, The Mandalorian se mostra a melhor produção de Star Wars já feita por entender o seu espaço na história, por entender que o público já conhece alguns personagens e, principalmente, por não entregar a trama.
Inicialmente acreditei que veria uma série de bang bang espacial com um clone do Boba Fett. Apesar disso ser verdade algumas vezes, convenhamos, a qualidade não deixa a desejar nem nos piores episódios das duas temporadas existentes até o início de 2021. Essa trama por si só já seguraria sozinho diversas outras histórias, mas ampliar esse universo na segunda temporada é algo que realmente chama a atenção – e sim, agradando fãs antigos e novos de uma vez só.
O que assusta também é que a série é aclamada pela crítica especializada também. É difícil algo agradar tanto fãs como crítica dessa maneira, ainda mais uma franquia longeva e fragmentada como Star Wars. Mas é bom ver que estes novos ares fizeram bem à esta galáxia muito distante.
O Yoda Neném é indiscutivelmente uma das figuras mais fofas proeminentes do universo Star Wars. O seu futuro é incerto, mas podemos dizer o mesmo de Din Djarin, Bo-Katan, Ahsoka e Boba Fett. Os episódios VII, VIII e IX não exploraram tudo o que deveriam da forma correta, e esta série consegue fazer muito mais por Star Wars do que o Despertar da Força fez, por exemplo.
Sou bem crítico à Star Wars apesar de adorar toda história, consigo ver as muitas falhas que existem naquele universo – principalmente na trilogia mais recente – mesmo assim preciso falar que tenho uma ligação emocional muito grande com a franquia. Diversas lembranças da minha infância, adolescência e até agora como pai, estão de alguma forma ligadas à esta guerra nas estrelas.
Ver o surgimento Grogu, o próprio Mando, reviver Boba Fett, o surgimento de Luke Skywalker no seu auge, é de tirar o fôlego deste fã. Mas isto é mérito de Jon Favreau, a mesma mente que deu vida à Marvel Comics nos cinemas se mostra o responsável em literalmente salvar Star Wars. Digo isso ao ponto de que é possível assistir The Mandalorian (e gostar) sem nunca ter assistido um filme de Star Wars na vida.
Não é a toa que acho The Mandalorian é melhor que os filmes, a estrutura e o estudo feito para a série tem mais embasado do que vemos na maioria dos filmes. Junto de Favreau também participa da produção Dave Filoni, responsável por boa parte do sucesso de Clone Wars e pela criação de icônicos personagens que hoje ganham vida no serviço Disney Plus.
O futuro com séries de Ahsoka Tanno e Boba Fett é extremamente promissor mesmo sem contar com os filmes. Claro que deverá surgir referências aos filmes, mas eles não são a base de toda a trama e, acredito, que este seja o melhor caminho para Star Wars neste momento.
Que venha a terceira temporada, e que a força esteja conosco até lá… Vamos precisar para derrubar o fascismo.
2 respostas em “Star Wars – The Mandalorian é melhor que os filmes”
[…] você deveria estar também pois mudaram o nome do filme e tudo. Assista ao sensacional trailer de Star Wars – O Despertar de Jar Jar […]
[…] certo que essa semana sai o novo filme de Star Wars mas não é por isso que vamos esquecer de tudo que já rolou nessa história. Para comemorar O […]