Você sabe quem é a Capitã Marvel?
Depois de assistir Vingadores – Guerra Infinita muita gente começou a se indagar o que virá pela frente. E agora, mais do que nunca, precisamos mostrar quem é a Capitã Marvel dos quadrinhos da (aham) Marvel Comics.
Em seu filme solo e em Vingadores – Ultimato fica claro o quão poderosa é Carol Danvers, mas sua origem dos quadrinhos não é muito parecida com a do cinema.
Ainda e cedo para saber tudo o que o Universo Marvel nos cinemas reserva para a heroína, por isso conhece-la melhor nos quadrinhos é fundamental para todos os fãs da Marvel.
“A Capitão Marvel será de longe a super heroína mais poderosa do universo cinematográfico da Marvel. (…) Particularmente para Capitã Marvel, que terá muito espetáculo, é preciso ser uma Carol Danvers tridimensional e com várias camadas. Você precisa ser capaz de acompanha-la, segui-la e se identificar com ela em todos os pontos do filme, independente de quantos efeitos especiais e espaçonaves e vilões preencham a tela. Isso é o que é importante.”
Kevin Feige
A importância da personagem para os filmes é constantemente enaltecida por Kevin Feige, produtor dos filmes Marvel. Sempre que pode deixa claro que a Capitã Marvel é uma heroína muito poderosa dentro do MCU.
E fique avisado agora, alguns spoilers de Guerra Infinita surgirão inevitavelmente, fique avisado.
Mas quem é a Capitã Marvel cara?!
Calma! Antes de mais nada você precisa saber que a origem da personagem nos cinemas será bem diferente dos quadrinhos. Em nome do bom censo e da boa história é preciso se adaptar ao meio, e toda a história de Carol Danvers não caberia em um ou dois filmes. É uma história extremamente longa e complicada.
Claro que não conseguirei colocar todos os detalhes, mas daremos uma olhada em praticamente tudo o que ocorreu para torná-la na Capitã Marvel de hoje. Vamos ver quem é a Capitã Marvel que salvará os Vingadores (ou não).
A origem da Capitã Marvel nos quadrinhos
A origem da Capitã Marvel se confunde com a do alienígena kree chamado Mar Vell, conhecido também como Capitão Marvel. Em seu disfarce humano Mar Vell era conhecido como o Dr. Walter Lawson, que trabalhava para a NASA e foi lá que Carol Danvers o conheceu e se apaixonou. Na época Carol trabalhava na NASA mas era uma pilota das Forças Aéreas norte americana.
Depois que Ronan, o Acusador (isso mesmo, o kree do primeiro Guardiões da Galáxia), tenta matar Mar Vell e acaba ferindo Carol em uma explosão. O herói a salva mas ela sofre sérios ferimentos e mais tarde se descobre que a explosão foi causada por um aparelho que permitiu que o DNA de Danvers se fundisse aos de Mar Vell. Assim ela se transforma em uma híbrida humana-kree e começa a lutar contra o mal.
Desde de então a Miss Marvel se tornou uma figura carimbada nos quadrinhos dos Vingadores. Também houve aquela história (mal contada) da transferência de poderes para a Vampira dos X-Men, mas ela superou isto numa boa (aparentemente). Durante a primeira Guerra Civil nos quadrinhos ela se juntou ao Homem de Ferro a favor do registro dos super heróis e até andou treinando uma galera.
Durante Invasão Secreta Danvers quase foi confundida com uma skrull e por pouco não se deu muito mal. O que aconteceu de importante para a heroína foi quando versões do Capitão Marvel e dela mesmo mais nova surgiram. Se tratava de um skrull e sua inimiga mortal Mística (a mutante terrorista, atualmente nos X-Men) que chegou a assassinar um namorado de Carol.
Em 2012 Carol Danvers passou de Miss para Capitã Marvel, remodelada e, por que não, empoderada. Surgiu também a jovem Kamala Khan, inumana muçulmana que adotou o nome da heroína como homenagem e inspiração. A jovem fez parte dos Vingadores e agora é uma das líderes dos Campeões.
Após Guerras Secretas (onde liderou uma equipe só de mulheres Vingadoras) ela se juntou à outros heróis em uma nova equipe de Supremos, para tratar de assuntos cósmicos. Foi uma equipe que trouxe uma nova versão de Galactus, de devorador de mundo passou para proliferador de vida.
Junto com a “promoção” para Capitã foi dada uma nova função à ela, dirigir uma nova versão da Alpha Flight. Originalmente uma equipe super poderosa canadense eles agora vivem em uma base espacial orbitando a Terra para defendê-la de ameaças extraterrestres. Também passou uma temporada com os Guardiões da Galáxia.
Mas foi em Guerra Civil II que Danvers mostrou quem é a Capitã Marvel. Tomou o lado oposto de Homem de Ferro e acabou deixando em coma de tão forte que bateu nele. Apesar de ter sido uma série fraca serviu para mostrar o quão poderosa e importante é a figura de Carol Danvers nos quadrinhos da Marvel Comics.
Atualmente ela é a detentora da Joia do Infinito da Realidade em Contagem Infinita Prime e também é membro oficial da nova equipe de Vingadores que será lançada em Maio de 2018.
Mas não é só isso, tentei resumir o máximo que pude. Entretanto vale lembrar que a Capitã Marvel já foi ligada aos Starjammers (Piratas Espaciais?), já morreu para o Magneto, teve problemas com álcool, perdeu a memória e ainda se tornou um ser extremamente poderoso chamada Binária em X-Men.
Os poderes da Capitã Marvel
Os poderes da Capitã Marvel são bem divertidos, do tipo que todos gostariam de ter na vida real. 😉
Além de poder voar e ter força aumentada e durabilidade existe sua marca registrada, as rajadas de energia em concussão pelas mãos. E isto não é nenhuma página no Facebook que está inventando para conseguir curtidas, é o que está no site oficial da Marvel Comics.
Apesar disso os poderes de Binária ainda se manifestam de vez enquanto lhe concedendo projeção e absorção de energia. A Capitã Marvel dos quadrinhos é visivelmente um dos seres mais poderosos do universo Marvel, mas não é a mais poderosa e nem é a única a ter tanto poder.
Família Mar Vell?
Não é uma piada, apesar de não se parecer com a Família Marvel da DC Comics (Shazam!) muitos já foram Capitão Marvel.
Se contarmos o original, Mar Vell, ainda temos Mônica Rambeau (atualmente conhecida como Spectrum), Genis Vell (meu favorito por muito tempo que descambou-se), Phyla Vell (filha mais nova de Mar e irmã de Genis), Khn’nr (o skrull de Guerras Secretas), Noh Varr (o antigo Marvel Boy) e finalmente Carol Danvers.
Em inglês o nome do personagem não varia o gênero. Independente de ser homem ou mulher é Captain Marvel, e a confusão está feita quando alguém chamar por esse nome em uma reunião de família, tsc.
Mas e a Capitã Marvel dos cinemas?
Fiz questão de mostrar a extensão de histórias no currículo de Carol Danvers para mostrar que qualquer coisa pode ser usada ou criada para mostrar sua origem nos cinemas. Não será fácil mostrar quem é a Capitã Marvel nos cinemas com uma background desses.
Sem contar que ainda pode-se criar algo totalmente novo apenas inspirado em suas origens, é certo que ela não utilizará o nome Miss Marvel em seu filme.
Para isso uma nova origem nos quadrinhos foi rearranjada para tornar mais contemporânea sua história de superação. Trazendo mais próximo da história do cinema.
Temos diversas ameaças que podem ser exploradas no universo “espacial” da Marvel, skrulls, chitauri, krees… Quem serão os próximos vilões?
Uma lacuna que pode ser preenchida nos cinemas é seu relacionamento com James Rhodes, o Máquina de Combate. Os dois se conhecem nos quadrinhos e tem até um affair, será que isso chegará às telas?