Conheça o significado e a origem da palavra “murcica”.
Farofeiros, farofeires e farofeiras, devido à falta de estudos recentes sobre a etimologia aplicada à velocidade das redes sociais me vejo encabido de demonstrar minha sagacidade investigativa histórica para o bem e o alívio do internauta. Por isto, hoje, trago a verdade que te libertará quanto ao termo “murcica”.
Identificado pelo estudioso Richard Regis como um termo recém reutilizado para o português. Sua etimologia vem do turco “mu rica” que significa, literalmente, “você pergunta”. Porém, como apontado pelo estudioso, a palavra foi literalmente abrasileirada e incorporada nas mais diversas situações. Assemelha-se à uma gíria, porém, como sua origem turca aponta, deve ter sido usado com um propósito e, posteriormente, deturbado por alguma brasileiro hue hue br.
Originalmente o termo turco é utilizado ensino médio em esportes como voleibol, após um jogo do campeonato nacional na televisão o termo se popularizou na Turquia. Embora os jogadores não fossem altos, eles se determinam a seguir os passos do ídolo do campeonato, apelidado de Pequeno Gigante, depois de ver seus jogos. Eles criam então um clube de voleibol e começam a praticar, mas sempre faltou a “permissão oficial” do ídolo para tal título. Assim, sempre passando a responsabilidade para outro, criou-se o termo “pergunta você”.
Mas no Brasil o termo foi cooptado por diversas linhas linguísticas extremamente diferentes, deturpando por completo, resignificando o termo e mudando sua pronuncia.
Na década de 1990 foi lançado um petisco de soja em formato de bola no Brasil, apesar do sucesso é fato que tal “salgadinho” é um dos alimentos com o maior coeficiente de fatores negativos de odor já mensurado. Ao odor específico do chamado “Cheetos bolinha” foi adotado o termo “murcica”. Acredita-se também que a cor laranja no ar também seja aplicado o mesmo nome.
Mas como a origem denota algo esportivo é também dado o mesmo nome ao suor de virilha, aquele identificado após longos e pesados treinos físicos. A pessoa estafada ao abrir as pernas o odor característico, inexoravelmente, se expande e alcança as cavidades olfativas de quem ouça cruzar tal fronteira. Aos infratores o prêmio é a murcica torando em suas narinas.
Alguns significados foram utilizados recentemente de maneira inapropriada, o que pode ferir todo o estudo e até a origem especial do termo. Espero que as devidas autoridades tomem as devidas providências o mais rápido possível.
Mas sabemos que estes dados são negados pela grande imprensa, à quem interessa calar a sapiência de Richard Regis?
Pensamento do Dia
Sou o mestre de nada que sabe de tudo. Ou não.